BARRA DE PESQUISA
quarta-feira, 31 de março de 2010
FUNDOS DE INVESTIMENTOS QUE APARECEM MAIS NA MÍDIA TEM PIOR DESEMPENHO
EMPRESAS CHINESAS QUE FAZEM NEGÓCIOS NO BRASIL OBEDECEM ÀS ESTRATÉGIAS DO GOVERNO CHINÊS
REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO NO BRASIL É INVIÁVEL
A Constituição Federal impõe o máximo de 44 horas semanais de trabalho e o máximo de 8 horas diárias, salvo exceções. E umas das excessões esta estabelecida na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que sãos as horas extras que não pode superar de 2 horas por dia. O que aconteceria se a jornada de trabalho fosse de 4 horas? Para essa questão há duas versões. Uma é a do grupo que defende o direito dos trabalhadores e afirma que a medida irá gerar mais empregos. E a outra é a versão empresarial que afirma o contrário, que a redução da jornada de trabalho iria resultar em aumento de custos, que seriam repassados ao cliente final e que por sua vez, o reajuste nos preços geraria queda de demanda forçando as empresas a cortar funcionários, no caso do comércio que seria mais afetado do que as indústrias, pequenas empresas poderiam ir a falência. Porém se olharmos para o passado desde o tempo em que a jornada de trabalho era de livre arbitrío das empresas e as pessoas antigas trabalhavam 52 horas semanais; os argumentos dos dois lados sempre foram os mesmos, na prática porém a cada redução da jornada de trabalho, as empresas encontraram maneiras de se manter competitivas, por exemplo criando o cargo de confiança, que libera o ocupante de preencher o ponto e não lhe mais direito as horas extras, outra opção foi a terceirização de serviços e o prestador de serviços autonômos ou PJ, um profissional que é a sua própria empresa e presta serviços a outra empresa sem a limitação do horário. Além disso houve a substituição pura e simples de gente por máquinas ou sistemas.
A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais ou até menos que isso é uma medida política e por isso mesmo será inevitável já que terá o apóio da massa trabalhadora e renderá dividendos políticos a quem estiver envolvido em sua aprovação. E essa redução poderá ser feita de uma vez só ou aos poucos, mas sem dúvidas será feita, atualmente ou daqui à uns 10 anos, e quando ela for feita as empresas encontrarão como sempre encontrarão maneira criativas de contorna-lá, pois a história mostra que as empresas não engolem leis, simplesmente para cada ação sempre houve e sempre haverá uma reação.
terça-feira, 30 de março de 2010
TODAS AS PERGUNTAS EM UMA ENTREVISTAS DE EMPREGO DEVEM SEREM CONSIDERADAS COMO OBJETIVAS
segunda-feira, 29 de março de 2010
O QUE É MAIS VANTAJOSO: CONTINUAR COM O DINHEIRO APLICADO OU COMPRAR UM IMÓVEL PARA ALUGAR?
sexta-feira, 26 de março de 2010
É POSSÍVEL APRENDER A LIDAR COM AS DIFERENÇAS NA HORA DE LIDAR COM O DINHEIRO
quinta-feira, 25 de março de 2010
ME FORMEI E NÃO CONSEGUI EMPREGO, E AGORA?
O QUE FAZER QUANDO A RENDA VARIA?
Primeiro, conheça sua sazonalidade. Mapeie a evolução de sua renda ao longo de vários meses e identifique antecipadamente os meses de melhor e pior desempenho histórico para sua renda.Segundo, enxugue grandes gastos, não os pequenos. Sua única certeza é o mínimo de renda que você obtém até mesmo nos meses críticos.
Por isso, adote um padrão de vida cujos gastos estruturais – aqueles que você sabe que pagará todos os meses – sejam iguais ou menores do que este mínimo. Os compromissos parcelados de sua vida, somados, não podem superar este nível. Em geral, isso exige que muitos dos que contam com renda variável reduzam o padrão de vida que têm hoje. A família deve aceitar desfrutar de uma casa menor, um carro menor, uma moda mais econômica e hábitos de vida mais simples.
Terceira dica, garanta o bem-estar, na média. A renda média ao longo de doze meses será sua referência para escolhas que envolvam poupança para o futuro e gastos com lazer, diversão, qualidade de vida e conforto da família. Porém, a família deve ter consciência de que, eventualmente, nos meses em que a renda cai abaixo da média, será necessário abrir mão desses itens do orçamento. A compensação – que deve ser feita – virá nos meses seguintes, quando a renda voltar a superar a média.
Finalmente, se sobrar, premie-se. Faça planos para períodos de vacas gordas. Nos picos de renda, após compensar eventuais atrasos na poupança e no bem-estar dos meses anteriores, adote o hábito de presentear-se e de presentear a família, cometendo pequenos pecados de consumo. O importante é compensar, sempre pagando à vista, sem contar com o mesmo ganho no mês seguinte. Só assim você se sentirá recompensado pela decisão de adotar um padrão de vida mais simples para manter suas contas em dia.
quarta-feira, 24 de março de 2010
SÓ DEVE PROCESSAR A EMPRESA QUANDO TODOS OS ARGUMENTOS FOREM ESGOTADOS
terça-feira, 23 de março de 2010
DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA CHINESA DESEQUILIBRA O COMÉRCIO MUNDIAL
Então começa, que diversos países começam a reclamar que a moeda chinesa esta desvalorizada artificialmente, o que reduz muito o preço dos produtos chineses de exportação, que podem ter algumas vantagens fornecidas pelo governo. O resultado é que agora a pressão sobre a China aumentou muito, quer dizer que a moeda chinesa esta desvalorizada não é de hoje, mas ocorre que a partir de 2005, eles iniciaram o processo de valorização de sua moeda, tudo com um acordo com os Estados Unidos e quando veio a crise, eles pararam, e mantiveram a moeda bem desvalorizada para sair da crise. Esse fato da moeda da China estar muito desvalorizada e o fato da China ter uma presença muito grande no comércio mundial desequílibra o comércio mundial em todos os países, esse é o ponto principal da questão - e com isso começa uma bronca geral, quer dizer, aquela bronca que era disfarçada, agora ela se torna explícita e direta. "Um dos grandes desequílibrios mundiais é que a moeda da China, esta muito desvalorizada". A situação para China começa apertar na medida que a China se torna esse gigante do comércio externo, pois a pressão é muito forte, ou seja, os chineses vão ter que se esforçarem para valorizarem a moeda deles em algum momento, de algum modo e com algum tipo de acordo internacional, porque se não fizerem isso, muitos países vão começar à aplicar restrições aos produtos chineses. E se os chineses valorizarem a sua moedas, os produtos chineses no mundo inteiro ficam mais caros, os consumidores do mundo inteiro vão acabar pagando mais caro pelos produtos chineses, ou seja, vai ser preciso aí, uma administração de política internacional de comércio, bem delicada para resolver essa questão.
segunda-feira, 22 de março de 2010
APROVAÇÃO DA REFORMA DA SAÚDE NOS EUA ERA UMA OBRIGAÇÃO DOS DEMOCRATAS
DOIS ANOS É PRAZO CURTO PARA RESGATAR AÇÕES NA BOLSA DE VALORES
PROJETO LIMITA O USO DE MÃO-DE-OBRA TERCEIRIZADA
- Comunicar o sindicato com atencedência de 120 dias.
- Detalhar informações sobre a terceirização, sobre a contratação dos serviços terceirizados.
- Bem como, os motivos da terceirização.
- Quantidade de trabalhadores envolvidos e os serviços que devem serem executados.
- Além da redução de custos (objetivos da redução de custos) e as metas pretendidas.
quinta-feira, 18 de março de 2010
EMPRESAS DEVERIAM ORIENTAR SEUS FUNCIONÁRIOS NO QUE DIZ RESPEITO AQUISIÇÃO DE PRODUTOS COMO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA, COMO: VGBL E PGBL
TRABALHADORES JÁ PODEM USAR O FGTS EM CONSÓRCIO
Isso somente para quem possue consórcios da Caixa Econômica que devem procurar a agências, se for outra administradora que não seja da Caixa, o trabalhador deve procurar o banco da administradora do seu consórcio.
SESSENTÕES DEVEM SE CONCENTRAR NAS OPORTUNIDADES POSSÍVEIS
As estatísticas sobre o padrão de vida no Brasil, vem sendo divulgada nos últimos anos, como uma grande conquista, pois quanto mais um povo vive em média, mais primeiro mundo ele é, quanto maior a mortalidade infântil, mais terceiro mundo - estamos caminhando para o primeiro mundo, o que é ótimo, mas acontece que estatística não enche a barriga de ninguém. No Brasil, ainda não se chegou à um consenso sobre o que fazer com um grande contigente de brasileiros que terão entre 50 e 80 anos nas próximas décadas; continua prevalecendo a mentalidade dos tempos do ex-presidente da República, Getúlio Vargas, que quando um profissional se aposentava aí pela faixa dos seus 48 anos, já era considerado de que a sua missão na terra, já havia sido cumprida.
Existem leis que proibem a discriminação por idade no processo de seleção, mas nenhuma empresa, vai admitir claramente que o candidato foi rejeitado pelo fato de ter 60 anos e também há dezenas de outros motivos que podem serem alegados sem ferir a legislação, alguns até válidos e outros nem tanto. Mas certamente há muitas funções que podem serem preenchidas por sexagenários com experiência e saúde suficiente dar conta do recado com competência, infeslimente existem empresas de primeiro mundo no Brasil, porém a sugestão é que os sexagénários não fiquem atirando em todas as direções e se concentrem nas oportunidades possíveis, uma busca na internet com a palavra: emprego na terceira idade, revelará quais são as empresas que tem programas de contratação para essa faixa de idade, ainda não são muitas mais elas existem e são grandes exemplos para todas as demais.
quarta-feira, 17 de março de 2010
ANALISANDO A SITUAÇÃOS DOS EUA: Sem Inflação, juros nos EUA devem ficar perto de zero por muito tempo
E isso indica que lá, a atividade econômica esta se recuperando, mercados de mão-de-obra estão se estabilizando, quer dizer, a taxa de desemprego não esta aumentando, ela parou de cair, mas também parou de aumentar (ficou estável, não piorou), quer dizer tá bem, mas não tá tão mal assim. Os gastos das famílias, o consumo das famílias norte americana esta se expandido num rítimo moderado. E os investimentos das empresas americanas em máquinas e informática aumentaram significamente, isso é o lado bom da história. O lado rui, é que ainda há desemprego nos EUA e as empresas estão relutantes em contratar, permanecem relutantes em aumentar a contratação; além disso o investimento em obras, em contruções residênciais continua caíndu e as obras residencias, quer dizer investimentos em casa própria, permanecem estável, mais num rítimo muito baixo - então, aí você tem o balanço do que vai bem e do que vai mal nos EUA.
Concluíndo a economia dos EUA, esta trabalhando (se-expandindo), muito a baixo de sua capacidade. Portanto não terá pressão inflacionária e os juros irão continuar nesse nível por um prolongado tempo, essa é a análise do Banco Central americano.
SALÁRIO É UM FATOR DE CURTÍSSIMO PRAZO NA HORA DE DECIDIR PELO EMPREGO
terça-feira, 16 de março de 2010
CINCO REGRAS SIMPLES PARA FAZER VALER O ORÇAMENTO PROGRAMADO PARA O MÊS
2º) Um grande problema que sempre ocorre com os orçamentos é que a atenção acaba sendo voltada (concentrada) para as contas mensais e também para o pagamento das dívidas e aqueles iténs menos como por exemplo: diversão, vestuário, acabam ficando de fora. É importante se programar uma determinada quantia em reserva para esses programas e para essas válvulas de escape. Assim seguir o plano não vai aparentar ser tão difícil e você não vai correr o risco de abandonar, antes que os objetivos seja cumpridos.
3º) Seja detalhista, você deve controlar o orçamento nos mínimos aspectos e até as despesas que costumas a esquecer de contabilizar, por exemplo: aluguéis de DVD, jornais, lanches rápidos feito fora de casa ou mesmo aquela ida ao cinema.
4º) Mantenha o seu planejamento vizível, pois aquela tentativa de tentar seguir um orçamento muitas vez não dá certo, se as anotações ficarem eternamente dentro de uma gaveta ou então dentro de um arquivo de computador que a gente acaba esquecendo de atualizar. Faça que cada membro do seu grupo tanha uma cópia do orçamento daquele mês e da previsão para os próximos meses (pessoas do grupo engajadas).
5º) Corrija frequentemente o seu orçamento, fique atento aqueles períodos em que a receita caí ou as eventuais sobra de dinheiro que podem ir para aplicação financeira ou então que servem para pagar as dívidas. Não vai ser difícil seguir essas dicas, vale a pena levar a sério o seu planejamento financeiro.
segunda-feira, 15 de março de 2010
TERCERIZAR SERVIÇOS x TRABALHADORES TERCEIRIZADOS
Fonte: G1 - Globo.com/jornalhoje
ACOMODAÇÃO NO TRABALHO GERA DESATUALIZAÇÃO E MEDO
EMPREGADO TAMBÉM PODE DESISTIR DO TRABALHO APÓS O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA
CONTRATO DE TRABALHO PROÍBE DIVULGAR INFORMAÇÕES CONFIDÊNCIAIS
sábado, 13 de março de 2010
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
existe um padrão ou linguagem internacional, que permite troca eletrônica de dados entre fornecedores, varejistas e transportadores.
- obtenção de insumos
- programação de produção
- manuseio de materiais
- armazenagem
- manutenção de informação
consumidores, através do planejamento,
organização e controles efetivos para as
atividades de manuseio, movimentação
interna, armazenagem e transportes que
visam facilitar o fluxo de insumos e produtos.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
O Grupo de Trabalho criado pelo Coremec (Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização) para desenvolver uma proposta de Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) acaba de colocar no ar o site do projeto ( http://www.vidaedinheiro.gov.br/ ). Além de divulgar os trabalhos da Estratégia, o portal tem, neste momento, o objetivo de reunir as experiências de iniciativas de educação financeira já existentes no Brasil, formando, com isso, um grande inventário nacional dessas ações.No site da ENEF há espaço para que quaisquer entidades ou pessoas físicas relatem sua experiência com o tema educação financeira desenvolvido no Brasil. O Grupo de Trabalho quer conhecer as iniciativas desse âmbito existentes em todo o território nacional. O site foi criado com o propósito de conseguir registrar todas as ações e projetos de educação financeira em andamento. Para que isso aconteça o grupo de trabalho espera que as entidades que desenvolvam projetos deste tipo se cadastrem. Dessa forma o grupo terá condições de avaliar as possibilidades de integração e até de aproveitar as experiências bem sucedidas.O Grupo de Trabalho realizará também outras iniciativas estratégicas para perceber o nível de conhecimento da população brasileira quando o assunto é finanças pessoais e investimentos. A primeira é fazer uma pesquisa nacional para analisar o grau de conhecimento da sociedade sobre finanças, já em andamento. A pesquisa será importante para balizar as propostas de trabalho que resultarão na estratégia de educação financeira, a ser apresentada pelo grupo até o final deste ano.O Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec) criou o Grupo de Trabalho, em 2007, a fim de desenvolver e propor uma "Estratégia Nacional de Educação Financeira" em um prazo de doze meses. O objetivo do Grupo, coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e composto por representantes do Banco Central, SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e SPC (Secretaria de Previdência Complementar), é definir uma proposta de política pública voltada para a educação financeira de toda a população. O Grupo pretende também receber a participação voluntária de associações e outras entidades representativas do mercado que já desenvolvem ações de educação financeira.
Fonte: Secretaria de Previdência Complementar-SPChttp://www.mps.gov.br/pg_secundarias/previdencia_complementar.asp
INVESTIMENTOS EM OURO
E o mínimo para investir em ouro, depende de corretora para corretora.
Uma coisa importante no mercado de ouro é o certificado de reconhecimento. Sabe dê onde vem o ouro.
Também não precisa sair correndo investir, é preciso analisar bem, antes.
ETF: COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS QUE É NEGOCIADA NA BOLSA
Existem ainda ETFs que representam letra do tesouro, títulos hipotecários, bônus de empresas e mesmo commodities isoladas como ouro e petróleo.
Todos estes instrumentos são lastreados em títulos que visam dar rentabilidade igual aos objetivos anunciados.
O ETF é estruturado no momento da demanda e desfeito com sua venda. A montagem e desmontagem é feita por instituições financeiras gestoras deste tipo de produto.
Os ETFs pagam dividendos ou juros, conforme seus componentes enquanto estão na posse do investidor. A forma mais comum de utilizar o ETF é a de aposta na valorização dos papeis que os compõem, para vendêlo por um preço superior ao da compra. O PIBB (Papéis Índice Brasil Bovespa) é um ETF; inclusive o PIBB era um fundo fechando inicialmente que foi feita a abertura de cotas dele em determinado e que, ser vendido e depois fechou e então passou a ser negociado somente nana bolsa na BMS Bovespa. E hoje se você quiser investir nesse fundo que reaplica a carteira do IBX, você tem que comprar cotas dele na bolsa, não pode investir no fundo diretamente, exatamente como você faz quando é para comprar uma ação em que você vai no home broker e contrata uma corretora e faz a compra da cota e vende sem liquídez, diária, só que invez de você comprar uma carteira de ações, você esta comprando uma carteira de ações.
sexta-feira, 12 de março de 2010
GANHADORES DE LOTERIA QUE NÃO INVESTEM O DINHEIRO CHEGAM DECLARAR FALÊNCIA
NÃO HÁ CONSENSO PARA OS ROYALTIES DO PETROLÉO
Art. 20. São bens da União:
I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;
II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;
III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;
IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;
V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;
VI - o mar territorial;
VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;
VIII - os potenciais de energia hidráulica;
IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;
X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;
XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
§ 1º É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
§ 2º A faixa de até cento e cinqüenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é considerada fundamental para defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei.
Royalties são uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados, Municípios, ao Comando da Marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Fundo Especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica.
Os royalties, que incidem sobre a produção mensal do campo produtor, são recolhidos mensalmente pelas empresas concessionárias por meio de pagamentos efetuados para a Secretaria do Tesouro Nacional – STN, até o último dia do mês seguinte àquele em que ocorreu a produção. A STN repassa os royalties aos beneficiários com base nos cálculos efetuados pela ANP de acordo com o estabelecido pelas Leis nº 9.478/97 e nº 7.990/89, regulamentadas, respectivamente, pelos Decretos nº 2.705/98 e nº 01/91.
A partir da Lei nº 9.478/97, a alíquota dos royalties passou de 5% para até 10% da produção, podendo ser reduzida a um mínimo de 5%, tendo em vista os riscos geológicos, as expectativas de produção e outros fatores pertinentes.
Cálculo dos Royalties
Os royalties incidem sobre a produção mensal do campo produtor. O valor a ser pago pelos concessionários é obtido multiplicando-se três fatores: (1) alíquota dos royalties do campo produtor, que pode variar de 5% a 10%; (2) a produção mensal de petróleo e gás natural produzidos pelo campo; e (3) o preço de referência destes hidrocarbonetos no mês, como determinam os artigos 7º e 8º do Decreto nº 2.705/98, que regulamentou a Lei nº 9.478/97, conhecida como a Lei do Petróleo.
Para alíquota dos royalties do campo produtor até 5%, o Comando da Marinha tem direito a 20% dela. Acima de 5% a parcela é de 15%.
PIBB-11 (PAPÉIS ÍNDICE BRASIL BOVESPA)
quinta-feira, 11 de março de 2010
COMO INVESTIR EM AÇÕES?
CONHEÇA-SE BEM E ANÁLISE A SI PRÓPRIO
Avalie o seu grau de controle emocional, independência mental, influências externas. Você deve ser rigoroso no planejamento e ter capacidade de cumprir com o planejado.
COMECE COM UMA RENDA DISCRICIONÁRIA
Evite empenhar (colocar) as economias familiares em risco, já de cara. E esteja preparado para uma hipotése de perde dinheiro.
COMECE COM POUCO
Faça operações fictícias, use pequenas quantias.
ENTRE EM MERCADOS MAIS ESTAVÉIS
Anote o que aprendeu. Discuta os seus progressos.
NÃO SE COMPROMETA DEMAIS
Mantenha dinheiro vivo em sua conta de investimentos.
APROVEITE DINHEIRO VIVO PARA COMPRAR BOAS OPORTUNIDADES
Evite liquidar posições fora de hora por falta de dinheiro.
ESQUEÇA A ESPERANÇA
Não sonhe com altas quantias, só porque isso será bom para você. Pois o mercado, é o que é, não o que você quer que ele seja.
ACOMPANHE O MERCADO
Um dia de baixa não deve estragar a sua estratégia.
MUITO CUIDADO QUANDO MUDAR DE OPINIÃO
Trabalhe com uma idéia básica. Aguarde a melhora hora pra executá-la.
SE VOCÊ COM DINHEIRO E SEM IDÉIA, FIQUE DE FORA
Pausas fazem você se distanciar mais. O observador mais distante vê mais coisas, com menos detalhes.
TIRE FÉRIAS DOS NEGÓCIOS
Aproxime-se quando quiser ver os detalhes.
FIQUE NA SUA, EXAGERE: SEJA DO CONTRA! NÃO VÁ ATRÁS DA MASSA
A tendência da massa é errar. Se a idéia é tão popular que a massa vai atrás dela, reveja a sua idéia...
EVITE ORDENS A MERCADO
Limite as suas ordens com cuidado. Só use ordens a mercado quando precisar de cumprimento imediato.
NÃO AUMENTE POSIÇÕES PERDEDORAS
Cuidado com as técnicas de fazer preço médio. Não trave prejuízo. Assuma que errou, liquide a posição e tente ganhar em outra posição.
TRABALHE COM ORDENS DE "STOP" (A HORA DE PARAR)
Pare se perder nas posições ruins. Se a oferta acabou, e o mercado revertou, saia dele com ordens stop.
ESTENDA OS SEUS LUCROS
Ordens STOP são para posições perdedoras. Não limite seus ganhos nas posições lucrativas. Ponha de lado a idéia de lucro sastifatório.
SEJA IMPACIENTE COM AS PERDAS
Não passe mais de dois dias em posições perdedoras. Não passe o fim de semana perdendo dinheiro.
EVITE OS ESTREMOS DOS PREÇOS
Topos e fundos são posições vulneráveis. Deixe o mercado identificar as tendências antes.
TUDO QUE SOBRE DESCE
Preços muito altos pesam demais. Eles podem cair, isso é uma lógica do mercado, pesou demais, caem, só porque pesaram demais.
VENDA RÁPIDO
As baixas costumas ser mais rápidas que as altas. Nas baixas, procure saia rápido.
CONHEÇA OS FUNDAMENTOS, MAS AVALIE OS GRÁFICOS