O governo brasileiro buscou ultizar-se da RETALIAÇÃO contra aí cerca de 182 produtos americanos que entram no Brasil, cobrando mais impostos na entrada de produtos americanos no Brasil. Embargos para subsídios agrícolas americano. A lógica do processo dessas retaliações é que o governo brasileiro alega e a Organização Mundial do Comércio confirmou que os subsiídios que o governo americano paga aos produtores de algodão e os créditos também que o governo americano concede à esses mesmo produtores, distorcem os preços internacionais, quer dizer, derrubam os preços internacionais e faz com que o produtor americano tenha uma posição mais vantajosa e recebe grana/dinheiro do governo americano, podendo vender a um preço mais baixo, isso porque tem uma parte lá, que o governo americano paga, seja qual for a estimativa da produção e isso distorce o mercado internacional e o produtor brasileiro, perde venda e isso se torna um prejuízo para o produtor brasileiro. Com isso a Organização Mundial do Comércio, acata a alegação do governo brasileiro e calcula o valor do prejuízo dos exportadores brasileiros e autoriza o governo brasileiro à impor o prejuízo sob os exportadores americanos - e como que o Brasil faz isso? O Brasil aumento o imposto de importação de produtos americanos, encarece o preço do produto e faz com que os importadores brasileiro troque de produto e deixe de importar e imponha assim o prejuízo ao importador americano para compensar os prejuízos brasileiros, essa é a lógica da coisa. Porém com isso, ao aumentar os preços dos impostos sobre os produtos, encarece aqui dentro para os consumidores brasileiros mesmo, por essa razão o governo brasileiro tomou muito cuidado com os produtos que mexeria nos impostos, de tal modo que aja a possibilidade do consumidor brasileiro trocar de produto.
SITUAÇÃO DELICADA RENTE AOS SUBSÍDIOS: Retaliar, quer dizer revidar com dano igual recebido, RECIPROCIDADE, de igual para igual. Vingar-se, responder com agravo ou praticar retaliações.
RETALIAÇÕES COMERCIAIS não são ações/decisões boas para nenhum dos lados, tanto para o retaliador, como para que esta sendo retaliado; ambos perdem com isso. Além do que, isso faz encarecer os preços, preços maiores, por causa de brigas comerciais.
Numa RETALIAÇÃO COMERCIAL, existe aquilo que EU julgo ser o objeto de minha RETALIAÇÃO: a PERCEPÇÃO DA RETALIAÇÃO. O meu JULGAMENTO SOBRE A RETALIAÇÃO, porque eu estou tomando essa decisão. A minha PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA. Quero parcerias justas, e que aja CONCESSÕES COMERCIAIS, justas. Aí dentro desses núcleos, há os "componentes afetivos e os componentes conotativos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário