2º) Um grande problema que sempre ocorre com os orçamentos é que a atenção acaba sendo voltada (concentrada) para as contas mensais e também para o pagamento das dívidas e aqueles iténs menos como por exemplo: diversão, vestuário, acabam ficando de fora. É importante se programar uma determinada quantia em reserva para esses programas e para essas válvulas de escape. Assim seguir o plano não vai aparentar ser tão difícil e você não vai correr o risco de abandonar, antes que os objetivos seja cumpridos.
3º) Seja detalhista, você deve controlar o orçamento nos mínimos aspectos e até as despesas que costumas a esquecer de contabilizar, por exemplo: aluguéis de DVD, jornais, lanches rápidos feito fora de casa ou mesmo aquela ida ao cinema.
4º) Mantenha o seu planejamento vizível, pois aquela tentativa de tentar seguir um orçamento muitas vez não dá certo, se as anotações ficarem eternamente dentro de uma gaveta ou então dentro de um arquivo de computador que a gente acaba esquecendo de atualizar. Faça que cada membro do seu grupo tanha uma cópia do orçamento daquele mês e da previsão para os próximos meses (pessoas do grupo engajadas).
5º) Corrija frequentemente o seu orçamento, fique atento aqueles períodos em que a receita caí ou as eventuais sobra de dinheiro que podem ir para aplicação financeira ou então que servem para pagar as dívidas. Não vai ser difícil seguir essas dicas, vale a pena levar a sério o seu planejamento financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário