Aplicar em Bolsa de Valores é como um jogo em que se ganha e se perde. Ele encanta e dá medo. Ele encanta quando esta em alta, aí quando vem uma Crise de nível internacional, as pessoas ficam com medo de perder dinheiro. Por essa razão é muito importante entender sobre Investimentos em Bolsa de Valores, os funcionamentos e os riscos que você esta correndo, porque cada vez mais torna-se relevante você ter uma parcela do seu dinheiro (sua carteira) investida na Bolsa e principalmente para investimentos no longo prazo. Exemplos como: Vender um terreno de R$ 2 000 000 e querer aplicar na Bolsa de Valores. Sempre que a gente vai investir uma quantia, analisar antes, quantos que essa quantia representa da nossa carteira e não se dá para decidir sobre uma aplicação financeira em Bolsa de Valores de forma isolada. O ideal é repartir para se ser uma carteira equilíbrada, para potencializar o ganho e equilíbrar o risco. Então, por essa razão tem que analisar o quanto esse dinheiro representa na carteira, se é tudo o que tem (esses R$ 2 000 000 dois milhões, no caso). Se esse ser todo o dinheiro que tiver, "não pode investir tudo em Bolsa de Valores". Pois, antes de aplicar em ações tem que ter Renda Fixa. Quem aplica tudo em Bolsa, corre um risco muito grande de perda. E você tendo uma parte aplicada em Renda Fixa, você terá a tranquilidade e mais segurança em saber que você poderá esperar o melhor momento para fazer o resgate desse dinheiro, esse é o ponto de partida.
"Toda vez que se vai tomar decisões em investimentos, existem 3 perguntas básicas" para se fazer, tais como:
1º) O que esse dinheiro representa da minha carteira? O que esse dinheiro representa do total da carteira?
2º) O que eu vou fazer com esse dinheiro? Essa é uma pergunta muito relevante, porque uma coisa é você precisar do dinheiro, para comprar alguma coisa e outra coisa é você precisar do dinheiro para viajar, sendo que você pode adiar essa viagem.
3º) Quando eu vou querer resgatar esse dinheiro?
Você fazendo essas 3 perguntar, consegue-se com isso criar um panarôma sobre como você pode investir esse dinheiro. Após feitas essas perguntas, você já terá suas respostas e poderá procurar o tipo de investimento que você pretende fazer.
Mesmo na Bolsa de Valores, é possivel diversificar esses investimentos, podendo investir uma parcela em empresas de crescimento, que são empresas de maior risco, mas que tem um maior potêncial de retorno e pode também investir uma parcela nas empresas de valor que são aquelas empresas já madura e que pagam bons dividendos e possuem um risco menor. Essa então seria, um modelo de carteira diversificada mesmo dentro da Bolsa de Valores. E muito cuidado para não embarcar na Bolsa de Valores nos momentos de euforia e comprar títulos somente quando ela estiver em alta (fazer investimentos "comprar", quando ela estiver em alta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário