O que é uma Nota Fiscal Eletrônica - NF-e?Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes (empresa-fornecedor) mediante transações comerciais. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.
PROCESSO DE EMISSÃO DE NF-e
Como funciona uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?1) Você vai fazer uma venda/faturamento, e vai gerar normalmente sua nota fiscal.
2) O Sistema Gestor gera um arquivo eletrônico, no formato exigido pela Secretaria da Fazenda, que conterá sua assinatura digital.
3) Esse arquivo é enviado para o portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.
4) Se a nota for aprovada pelo Portal da NF-e - ou seja: se tudo estiver correto, no formato exigido e com os dados formatados de acordo com a exigência, o Sistema Gestor recebe um código de Protocolo de Recebimento.
5)Com o código de Protocolo, você irá imprimir o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em uma única via, em uma impressora a Laser ou Jato de tinta, que deverá acompanhar as mercadorias.
6) Por fim, o Sistema Gestor grava o arquivo digital da NF-e em uma pasta, e este arquivo digital precisa ser conservado pelo prazo estipulado pela legislação tributária.
Como funciona o processo de Credenciamento para emissão de NF-e?1) A empresa precisa adquirir um Certificado Digital do tipo "NF-e" ou "e-CNPJ" no formato A1 ou A3 junto a alguma entidade certificadora. Esse certificado custa entre R$ 90,00 e R$ 450,00 dependendo do tipo e do certificador. Ao adquirir o sistema, nossa central de atendimento lhe auxilia e fornece todo o apoio para adquirir o certificado.
2) Além do certificado, a empresa precisa solicitar o credenciamento junto a Secretaria da Fazenda do seu Estado - A pessoa credenciada para fazer esta solicitação é o responsável pela empresa, ou seu contabilista.
3) Após a instalação do "Certificado Digital", e da certificação junto a Secretaria da Fazenda de seu estado, você poderá emitir as notas fiscais eletrônicas (NF-e) normalmente pelo seu sistema.
Quais as principais vantagens em utilizar a NF-e?1) Redução de custos de impressão do documento fiscal - Você pode imprimir o DANFE em apenas uma via, em qualquer impressoa a laser ou jato de tinta.
2) Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais - Você não precisa mais arquivar nem manter nenhum papel, todo o processo é eletrônico.
3) Simplificação de obrigações acessórias - Você não precisa solicitar a AIDOF (Autorização de Impressão de documentos Fiscais) nunca mais, ou seja: uma vez credenciado basta emitir as NF-e.
4) Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira - Com a NF-e, o processo de parada nos postos fiscais são simplificados, reduzindo o tempo de parada.
5) Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B). O B2B (business-to-business) é uma das formas de comércio eletrônico existentes e envolve as empresas (relação “empresa - à - empresa”). Com o advento da NF-e, espera-se que tal relacionamento seja efetivamente impulsionado pela utilização de padrões abertos de comunicação pela Internet e pela segurança trazida pela certificação digital.
6) Facilitação e simplificação da Escrituração Fiscal e contábil para seu contabilista.
Quais os outros recursos do Sistema Gestor?O sistema conta também com os controles gerencias integrados, para você utilizar todas as informações em um único produto de maneira consistente e com produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário