BARRA DE PESQUISA

quarta-feira, 10 de março de 2010

FUNDOS DE INVESTIMENTOS OU POUPANÇA?


Existem diversas opções de fundos de investimentos. Dentro desses fundos, cada fundo é composto por investidores com os mesmos intereses e objetivos para investir. Quando você aplica emum fundo - de renda fixa ou variável - se junta a outros investidores com o mesmo perfil. Assim, você obtém um retornoque não conseguiria individualmente. Defina seu perfil e escolha o melhor fundo de investimentos para você. Investir é muito mais do que se imagina.
Dinheiro bom é aquele que rende. Para isso, é preciso manter as reservas ativas, junto a algum tipo de produto bancário como cadernetas de poupança e fundos de investimento. Mas cuidado: observe que a escolha por um dos dois produtos deve ser adequada a pontos específicos.
1) Verifique quanto você está disposto a ganhar e perder. As cadernetas de poupança são mais seguras que a maioria dos fundos, mas apresentam baixa rentabilidade em curto prazo.
2) Fique atento ao pagamento de impostos. Taxas como o Imposto de Renda costumam incidir sobre os fundos de investimento. Enquanto isso, as cadernetas de poupança ficam livres de alguns tributos.
3) Verifique se você tem perfil conservador ou não. As cadernetas levam muito mais tempo para oferecer um bom lucro sobre a quantia inicial investida. Por outro lado, alguns fundos apresentam riscos e o que se ganha pode ser perdido rapidamente.
4) Em épocas de crise, as poupanças são mais interessantes para os investidores. Isto porque a turbulência no mercado financeiro atinge as ações da maioria das empresas. Estas ações costumam compor até mesmo os fundos mais conservadores, como os DI e os de renda fixa. A poupança fica livre desse vai-e-vem. Além disso, os fundos tendem a cair em períodos de queda de juros.
IMPORTANTE: Todo investimento apresenta algum tipo de risco.

Nenhum comentário: