BARRA DE PESQUISA

terça-feira, 9 de março de 2010

FUNDO MONETÁRIO EUROPEU PODE SAIR DO PAPEL

A idéia de criar um Fundo Monetário Europeu, para a Europa, é uma idéia que pode fazer algum sentido, pode vir a ser uma entidade independente, que por sua vez tenha o seu forum de decisão e com regras de assistência financeira. Concessões financeiras para que os países membros do bloco econômico Europeu possa cumprir até então, as exigências desse Fundo Monetário Europeu. A imposição de regras para os empréstimos, (regras com fundamentação jurídica), regras de prudência fiscal, de controle das contas públicas.
Essa é a idéia da França e da Alemanha, que levantaram essa possibilidade de criação de um Fundo Monetário Europeu, que funcionaria, mais ou menos igual ao FMI - Fundo Monetário Internacional, até mesmo para reforçar a cooperação econômica e ajudar os países endividados do bloco Europeu.
É uma idéia que pode sair do papel, porque é uma idéia interessante e que é capaz que se próspere, comparando com a situação atual, no caso por exemplo de aplicar uma assistência financeira aos países do bloco, essa decisão seria tomada, baseado numa decisão de governo; governos comos: França, Reino Unido, Alemanha e que seriam governos que teriam capacidade de fazer esse tipo de assistência. Só que para tomar essa decisão muitos governos do bloco terão o desafio de enfrentar seus problemas internos políticos como por exemplo ter que gastar o dinheiro dos contribuintes dos países que fariam parte do bloco.




Nenhum comentário: