BARRA DE PESQUISA
terça-feira, 31 de agosto de 2010
MUDANÇAS DE HÁBITO
GANHAR NA LOTERIA FAZ MAL À SAÚDE?
O RELÓGIO DO CICLO DOS INVESTIMENTOS
A figura ao lado foi publicada no Financial Times, num artigo do Trevor Greetham, diretor de alocação de ativos da Fidelity, uma das maiores gestoras de fundos do mundo. Greetham mostra como o time da Fidelity usa o “relógio do investimento” para decidir suas aplicações nas carteiras dos fundos multimercados.
Os ativos reagem de forma diferente à inflação e ao crescimento econômico. O gráfico ao lado mostra o que eles esperam e como os diversos mercados devem se comportar. Por exemplo, inflação em alta favorece o mercado de commodities.
O difícil é saber em que ciclo de investimento estaremos, diz. Ele está otimista e acha que as previsões mais pessimistas não vão se confirmar.
A íntegra do artigo está aqui http://www.ft.com/cms/s/2/e8e757e8-9104-11df-b297-00144feab49a.html
JOGADOR OU INVESTIDOR?
AS RELAÇÕES ENTRE JOGOS E INVESTIMENTOS
PROJETO PARA ORÇAMENTO PREVÊ SÁLARIO EM 2011 DE MÍNIMO DE R$ 538,15
domingo, 29 de agosto de 2010
CAPITALIZAÇÃO DEPENDE DE SORTEIO E SÓ É BOM PARA OS BANCOS
Recentemente no programa Sem Censura, da jornalista Leda Nagle, na TV Educativa, foi feita uma pesquisa com telespectadores para saber onde eles aplicavam o dinheiro que conseguiam economizar. Título de capitalização ganhou com larga vantagem sobre as outras opções. O grande problema é que títulos de capitalização não são investimentos. Quem explica não tem rigorosamente nada contra o produto, pois seu trabalho é cuidar da imagem da capitalização no mercado brasileiro: Rita Batista, presidente da comissão de capitalização da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg). “Título de capitalização não é investimento porque não paga juro, tem apenas a atualização pela TR”, diz a executiva.
O grande apelo do título de capitalização é o sorteio. E, segundo especialistas, os bancos simplesmente não podem abrir mão desse produto em sua prateleira porque o brasileiro gosta de participar desses sorteios. Pode ser. Mas o fato é que mesmo quem não gosta de sorteio e esteja atrás de investimento está levando para casa uma enxurrada de títulos. Muitas vezes não é necessário sequer pedir pelo produto. Você recebe em casa, pelo correio, com uma simpática carta que dá os parabéns pela excelente aquisição que você fez (?). Mas a verdade é que você não fez a aquisição, nem sequer sabia desta compra.
Aliás, vale a pena dar uma boa analisada no seu extrato bancário e também no do seu cartão de crédito. Você poderá se surpreender com a quantidade de débitos automáticos que acabam lhe impondo sem que você sequer seja consultado. Alguns débitos automáticos ajudam a não perder a data do vencimento da conta. Outros simplesmente lhe criam uma sucessão de despesas que em algumas vezes você não é nem mesmo consultado. Portanto, você não perde nada se separar alguns minutos para conferir.
Rita defende firmemente o título de capitalização. Diz que pode ser uma aplicação programada, por exemplo, para quem tem poucos recursos e não conseguiria acessar uma aplicação financeira. “Há títulos de capitalização com mensalidade de R$ 5″.
Ainda assim, o melhor seria investir em caderneta de poupança. Pois há bancos que não tem aplicação mínima para poupança e, nesse caso, você não tem na partida de pagar a taxa de carregamento e ainda recebe TR mais 6% ao ano, enquanto os títulos de capitalização só lhe entregam a TR.
Analistas de investimento só enxergam um motivo para se investir na capitalização: o jogo. Quem gosta de jogar pode fazer um bom negócio se optar pelo título de capitalização. Isso porque você concorre a prêmios e ao final de um determinado prazo recebe o dinheiro de volta com a atualização pela TR
sábado, 28 de agosto de 2010
COMO ENCONTRAR BANCOS QUE OPERAM COM O TESOURO DIRETO?
DIPLOMA SEM EXPERIÊNCIA NÃO ABRE PORTAS
sábado, 14 de agosto de 2010
MODALIDADE: CURSOS TÉCNICOS
“O curso técnico é todo e qualquer tema especializado que a pessoa estuda como forma de complementação, aperfeiçoamento ou especialização. Pode ser feito em qualquer idade”, explica o conselheiro de carreira José Augusto Narelli. “Muitas pessoas hoje estão perdendo seus cargos porque sua ocupação deixou de existir ou o seu trabalho foi substituído por outras formas. Essas pessoas precisam se qualificar para continuar trabalhando em outro lugar”.
Uma escola de Cuiabá que oferece dez cursos profissionalizantes vive essa situação. Numa das turmas do curso de Controle Tecnológico de Obras, todos os alunos já estão trabalhando na área.
A duração dos cursos técnicos varia de três meses a dois anos, e é bom ter atenção na hora de escolher a escola. A primeira dica é visitar o estabelecimento; converse com o diretor, com os alunos e com quem já acabou o curso, para saber como foi a formação. Outra dica: duvide de muitas facilidades; tudo que é sério requer esforço.
“Hoje, há uma pressão social e mercadológica muito forte para todo mundo fazer curso universitário, ignorando o valor e o espaço do curso técnico. O que acaba acontecendo é que as pessoas adquirem cursos de nível superior de baixa qualificação e frustram os seus sonhos, porque vão trabalhar em atividades menores – que o curso técnico supriria perfeitamente”, acredita o consultor Narelli.
FONTE: G1.com
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
AS FINANÇAS DA FAMÍLIA NÃO DEVEM RECAIR APENAS SOBRE UMA PESSOA
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
A MELHOR FORMA DE COMPRAR PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA É COM A AJUDA DO RH
terça-feira, 10 de agosto de 2010
COMPRAR OU CONSTRUIR?
FGTS: ROTAS DE FUGA PARA AUMENTAR O SEU RENDIMENTO
- na demissão sem justa causa;
- na aposentadoria;
- no falecimento do trabalhador;
- ou então quando o títular da conta vinculada tiver idade igual ou superior à 70 anos;
- ou quando o trabalhador ou seu dependente ser portador do vírus HIV;
- ou quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de câncer;
- também quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal em razão de doença grave;
- quando o trabalhador permanecer por 3 anos ininterrupto fora do regime do FGTS, que é o caso das pessoas que passam em concurso público;
- ou então, para aquelas pessoas que torna-se empresários;
- e também na amortização, liquidação e pagamento de parte das prestações adquiridas em financiamentos e também em consórcios de imóveis.
TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO, FIQUE ATENTO E NÃO SE ILUDA
ESTUDAR, COMO UM BOM INVESTIMENTO
sábado, 7 de agosto de 2010
POR QUE A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É OBRIGATÓRIA?
terça-feira, 3 de agosto de 2010
OS RISCOS DO NOVO SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO
MERCOSUL APROVA CÓDIGO ADUANEIRO COMUM, DEPOIS DE 6 ANOS DE NEGOCIAÇÕES
Representantes dos países do bloco trabalharam numa corrida contra o relógio para conseguir o acordo.
"Esta é uma conquista dos quatro Estados membros, todos fizemos um grande esforço para aprová-lo", disse Kirchner, em referência aos sócios plenos do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O Mercosul, numa declaração conjunta, considerou que a aprovação do Código e a distribuição da receita "constituem passos decisivos no aperfeiçoamento da União Aduaneira".
domingo, 1 de agosto de 2010
GUARDAR DINHEIRO EM CASA É PÉSSIMO NÉGOCIO
O QUE FAZER COM MEU DINHEIRO? ENQUANTO EU NÃO TIVER PLANOS PARA ELE?
O PONTO ELETRÔNICO
O QUE É PRECISO PARA SER UM CONSULTOR?
- Conhecimento e
- Capacidade de Convencimento