BARRA DE PESQUISA

terça-feira, 6 de agosto de 2013

20 DICAS INFALÍVEIS PARA ACABAR COM A TIMIDEZ

A timidez limita o potencial natural que as pessoas possuem, pois, faz com que o ser humano não acredite em seu próprio poder físico e mental, ou seja, é como uma máquina potente que está inutilizada por não ter ninguém para operá-la (não pelo fato de não saber como manuseá-la, mas pelo fato de “achar” que não tem capacidade para isso, quando na verdade é o contrário).
O homem tímido sofre de um complexo de inferioridade eterno, onde o mesmo acredita que vive em um mundo de deuses perfeitos e inalcançáveis e que ele, é o único mortal vivo nessa terra de gigantes. Em outras palavras, o ser tímido sofre incomodidade e inibição quando interage em seu ambiente social, possuindo extrema incomodação com os pensamentos e atividades alheias, ou seja, a pessoa é acoada por temer que suas atitudes se transformem em situações constrangedoras e traumatizantes. Sendo assim, essa pessoa murcha e encolhe, fazendo com que a insegurança e o medo sejam os principais pilares norteadores de suas atividades cotidianas.
Algumas situações sociais que o ser tímido teme enfrentar:
·  Demonstrar seus trabalhos (como um texto, por exemplo) para uma pessoa.
·  Iniciar um contato com um desconhecido.
·  Comparecer a uma entrevista de emprego.
·  Falar em público.
·  Fazer refeições em público.
·  Ser apresentado a outras pessoas.
·  Demonstrar seus sentimentos amorosos a uma pessoa.
·  Iniciar novas amizades.
·  Comparecer a eventos sociais e festas.
·  Realizar alguma tarefa enquanto é observado.
·  Ser fotografado ou filmado.
·  Usar transporte público.
·  Fazer compras.
·  Dentre outras.
Por que algumas dessas situações descritas acima causam timidez nas pessoas (externarei apenas sobre quatro das treze descritas)?
·  Demonstrar seus trabalhos (como um texto, por exemplo) para uma pessoa: nessa situação, o ser não está bem consigo mesmo, ou seja, ele cria uma auto-imagem desfavorável de si mesmo (seu corpo, intelecto, etc.), enxergando apenas os pontos negativos e negligenciando os pontos positivos. Um fator que contribui para piorar esse quadro é o bullying, pois, uma pessoa que possui baixa autoestima sofre muito mais quando é bombardeada negativamente por esse grupo (praticante do bullying), que existe para encontrar defeitos (que não existem) e zombar daqueles que os “detém”.
·  Iniciar um contato com um desconhecido: nessa situação, a pessoa tímida não consegue estabelecer uma comunicação simples com o seu semelhante simplesmente pelo fato de não conhecê-lo. Um bom exemplo desse fato é quando uma pessoa está no ponto de ônibus e precisa de uma informação (sobre um ponto comercial próximo do local, ou, sobre o nome da rua, etc.) de um desconhecido e não busca abordá-lo por conta de temer uma reação negativa por parte do estranho.
·  Comparecer a uma entrevista de emprego: nessa situação, a pessoa tímida considera o entrevistador como uma espécie de Deus, ou seja, todo poderoso (Onipotente), dotado de um grande nível de conhecimento (Onisciente), e também como um visionário, capaz de detectar e enxergar tudo e todos (Onipresente). Sendo assim, essa pessoa, quando está prestes a ficar cara a cara com esse “monstro”, automaticamente começa a transpirar, corar e tremer, sentindo sua boca secar-se, ao mesmo tempo em que seu coração acelera, parecendo que vai parar de bater.
·  Falar em público: nessa situação, a pessoa tímida sente-se insegura para explanar seus conhecimentos diante de outras pessoas, por conta de temer possíveis atitudes negativas por parte do público presente. Ou seja, a pessoa sente-se pressionada por ser o “centro das atenções”.
A timidez é algo natural
É interessante frisar que todos os seres humanos (sejam extrovertidos ou introvertidos) possuem (ainda que minimamente) um pouquinho de timidez.
Até mesmo os animais são tímidos. Observe que no começo, eles encontram dificuldades para interagir conosco e precisam de um certo tempo, para que possam adquirir a confiança necessária para conseguirem se soltar completamente diante de nós.
No entanto, algumas pessoas desenvolvem transtornos de ansiedade, como a fobia social e a síndrome do pânico, por conta de deixarem que a timidez se transforme em algo doentio e constante em suas vidas.
A timidez é a inimiga nº 1 da motivação, pois, a vítima desse mal sofre de uma espécie de “surto” de negatividade total, não conseguindo pensar positivamente.
Outra questão importante e que temos que considerar é a seguinte: a vítima da timidez não suporta críticas, pois, sente-se humilhado e ignorado. Em outras palavras, ele não tem força para reagir quando alguém “bate de frente com ele” (mesmo quando ele está certo), semelhantemente a uma criança que chora ao levar uma bronca ríspida do pai e quer, rapidamente, correr para os braços da mãe.
Seguindo o raciocínio, pense também no seguinte: imagine uma cidade onde é costume de todos os habitantes do local utilizar chapéu constantemente e obrigatoriamente (sendo uma tradição de longos anos). E vamos supor que nessa cidade chegue um turista (sem conhecer os costumes e tradições do local) que adentra na cidade sem usar chapéu. Você já imaginou a reação das pessoas da cidade ao notarem que um estranho está em seu habitat natural e que o mesmo não se preocupa em respeitar as regras do local? Obviamente todos olharão para ele de forma hostil e desafiante, como se dissessem assim: “Quem ele pensa que é?” ou, “Você não notou que aqui não é o seu lugar”?
Pois é, essa ilustração serve para demonstrar mais uma atitude típica de uma pessoa tímida, pois, muitas delas se comportam exatamente dessa maneira, ou seja, são eternos turistas em uma terra de estranhos, pois, preocupam-se excessivamente com pequenos erros que podem vir a cometer quando estão em um ambiente social, como se todas as pessoas desse ambiente estivessem olhando para ela e esperando “seu grande erro”, para que pudessem atacar, humilhar, constranger e ridicularizar a pessoa errante.
Sabendo das dificuldades que muitos possuem para vencer a timidez, elaborei 20 dicas para ajudar as pessoas a adquirirem confiança e liquidarem de vez a timidez, confira:
1 – Acredite em si mesmo: esse é o primeiro pilar e mais importante, pois, garantirá todos os touros. É interessante frisar que é uma utopia pensar que alguém dará valor ao seu semelhante, pois, isso somente seria possível no “mundo mágico da Disney”, da qual não fazemos parte. No entanto, é importante dizer que nenhum inimigo possui poder para vencer um ser humano que confia em si mesmo, pois, o universo conspira a favor daqueles que tem “sede” de vitória.
2 - Siga seu coração: não seja influenciado pelos pensamentos alheios, pelo contrário, siga o seu feeling e faça suas próprias escolhas, pois, do contrário, você não terá personalidade própria e será uma cópia pífia da maioria das pessoas. Em outras palavras, ser diferente é algo positivo, haja vista, que é desnecessário e totalmente patético, mudar seus princípios e convicções somente para se enquadrar no perfil da maioria das pessoas, em uma espécie de padronização de ideias e princípios (como se fossemos robôs fabricados para sermos iguaizinhos uns aos outros).
3 - Automotive-se: sabemos que o mundo é cercado por trevas, adversidades e injustiças, e por esse motivo a vida não é fácil. Sendo assim, não se divida contra si mesmo, pelo contrário, seja o seu melhor amigo. Valorize sua beleza física, seus conhecimentos, suas atitudes, suas conquistas, suas capacidades (por menores que sejam, pois, você não precisa impressionar sempre, haja vista, que não é um Deus), enfim ame a si mesmo.
4 – Saiba perdoar: você sabe o real motivo da humanidade viver sob guerras perpétuas e sangrentas por tantos anos? A resposta é óbvia: as pessoas não sabem amar umas as outras e rapidamente se tornam inimigas, batalhando por poder e glórias passageiras. Em nossas relações interpessoais cotidianas as coisas não são diferentes disso, ou seja, as pessoas atacarão você de todas as formas (injustiças, mentiras, bullying, etc.) e é necessário possuir equilíbrio para absorver esses ataques, se defender deles e, principalmente, perdoar aqueles que maltratam-te.
5 – Saiba ter paciência ao ser excluído por um grupo: muitas vezes em nossas vidas seremos preteridos por algumas pessoas que não aceitarão nosso jeito de ser. Isso acontecerá porque as pessoas possuem pensamentos antagônicos entre si, personalidades diferentes, sendo assim, é natural que em algum momento de nossas vidas sejamos excluídos, no entanto, devemos ter paciência e confiança para entender e aceitar que coisas como essas simplesmente fazem parte do universo humano e cabe a nós, seres inteligentes, lidar com elas de bom humor e paz de espírito.
6 – Seja bem humorado: acredite, é humor que faz a gente ser melhor, principalmente nessa época em que vivemos, onde o estresse é cada vez mais dominante em nosso meio e a alegria, sem dúvidas, é o melhor antídoto contra esse mal.
7 – Conheça seus pontos fortes e fracos: os pontos fracos que contribuem para sua timidez devem ser eliminados (exemplo: se você tem dificuldades com a comunicação verbal, trabalhe para melhorá-la, ou, se você tem dificuldades com a comunicação não verbal, trabalhe para melhorá-la, e assim sucessivamente). Com relação aos pontos fortes, é importante destacar que você pode usá-los a seu favor para diminuir a timidez. Exemplo: se você possui habilidade para tocar violão, pode utilizar-se disso para se aproximar de um grupo de pessoas e demonstrar seu dom nessa atividade para eles, ou, se você possui habilidade para fazer piadas inteligentes, você pode usar isso para conquistar um outro grupo de pessoas, e assim sucessivamente.
8 – Procure observar e copiar as pessoas que se destacam socialmente: em seu ambiente social existem pessoas que se destacam na habilidade de relacionar-se com outras pessoas. Sua missão é identificar e aprender com essas pessoas, de modo a trazer essas habilidades sociais para si mesmo.
9 - Aja como se estivesse atuando em um palco vazio: não se comporte como se você estivesse atuando (como ator) em uma peça de teatro para um grande público (que fixa os olhos em você o tempo todo). Em outras palavras, pare de agir como se as pessoas olhassem o tempo todo para você e mais do que isso, pare de achar que as mesmas tem poder para julgar se suas atitudes são certas ou não.
10 – As pessoas querem que você seja aquilo que elas julgam ser o correto do ponto de vista de suas próprias convicções: agradar a todas as pessoas é simplesmente impossível, haja vista, que os seres humanos geram expectativas em cima de você em um grau (nível) tão elevado que fica praticamente impossível realizar tal ato. Sendo assim, resta “fazer o melhor que você pode em suas atividades” e esperar que a vida faça o resto. Em outras palavras, a infantilidade das pessoas é enorme, sendo assim, as mesmas se comportam de uma maneira insegura e fútil, considerando todas as pessoas que divergem de suas convicções como sendo “deficientes do ponto de vista intelectual”, pelo simples fato de não concordarem com seus pensamentos (mesmo quando esses pensamentos estão errados sob o ponto de vista ético), ou seja, são os donos da verdade.
11 – Não existe “bicho papão”: não tenha medo de ninguém, pois, todos os seres humanos estão em pé de igualdade, sendo assim, aja sempre corajosamente em prol de seus objetivos. Vale lembrar que algumas pessoas tem uma certa tendência a superioridade (por possuírem uma situação financeira, política, social, etc, superior a sua) pelo fato de se acharem especiais em nosso meio, no entanto, é importante frisar que o mais importante é o caráter e a dignidade que a pessoa possui, o restante fica em segundo plano. Ainda seguindo o raciocínio digo que não existem deuses, existem homens que estudaram mais do que os outros e se consideram superiores por isso (como se fizessem parte de Atenas no seu auge), ou, existem homens que possuem uma conta bancária mais poderosa do que os demais e se consideram reis (como os faraós) por isso, e assim sucessivamente. 
12 – Pratique uma atividade física: a atividade física é o melhor combustível para aliviar o estresse cotidiano, ou seja, a pessoa que pratica essa atividade é mais alegre, serena e disposta, fazendo com que sua motivação seja percebida pelas outras pessoas, gerando simpatia.
13 – Ame as pessoas: é importante valorar as pessoas que fazem parte de nossa vida, pois, elas podem nos ensinar muitas coisas. Além disso, qualquer ser humano, por mais forte que seja, não consegue viver isoladamente, pois, precisa interagir com outros de sua espécie, sendo assim, saiba apreciar os pontos positivos que as pessoas possuem, de modo a criar um ambiente harmonioso e de ajuda mútua entre as partes.
14 – Paciência: uma das maiores habilidades que um ser humano pode desenvolver para relacionar-se com o seu próximo é a paciência. Ela fornece o equilíbrio necessário para os momentos conturbados que certamente virão, dando suporte para a pessoa enfrentar esses momentos sem perder a razão.
15 – Enfrente seus problemas: não fuja de seus problemas (comodismo, zona de conforto, etc.), pelo contrário, encare-os de frente (tenha coragem, perseverança e paciência). Ao fazer isso, você irá perceber que sua mente criou a imagem de um inimigo que não corresponde com a realidade, ou seja, você anda se preocupando exageradamente por pensar que o probleminha é um problemão, enganado a si mesmo e sofrendo por isso.
16 – Entenda que faz parte da natureza humana errar: todos os seres humanos erram, não há exceção, sendo assim, o importante é aprender com o erro (para não cometê-lo novamente) e posteriormente esquecê-lo. Em outras palavras, viver com um sentimento de culpa exacerbado por conta de um erro cometido é não perdoar a si mesmo e cobrar-se como se você não tivesse o direito de errar (como se você fosse um ser perfeito e inerrante). Ao invés disso, use sua inteligência para adquirir experiência com essas situações, de modo a enriquecer seu conhecimento e capacidade de acerto da próxima vez.
17 – Aumente sua capacidade social: desenvolva sua linguagem verbal e não verbal, bem como sua presença pessoal, de modo a atingir a excelência social em todos os sentidos.
18 – Tenha humildade: a humildade é um atributo que todas as pessoas do mundo sabem apreciar, haja vista, que fugimos de nosso egocentrismo e nos tornamos pessoas mais simples, e a simplicidade é o melhor antídoto contra a soberba.
19 – Seja imponente no contato social: procure olhar nos olhos da outra pessoa. Essa prática irá ajudá-lo a demonstrar atitude, coragem e descontração.
20 – Não seja ansioso: a ansiedade contribui para o aumento da timidez, haja vista, que desequilibra suas emoções naturais e te transforma em um ser que quer resolver todos os problemas da vida de uma só vez (como se o mundo fosse acabar em 5 minutos). Ao invés disso, busque relaxar e pensar em outras coisas, pois, dessa forma, você se transformará em uma pessoa de paz e serenidade.
Bullying: a prática mais covarde dos homens sem caráter
"O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros, para sentirem-se fortes."
Mahatma Gandhi
Os praticantes desse ato inescrupuloso contribuem para a destruição da sociedade, pois, existem para atacar a fraqueza do seu semelhante, ou seja, ao invés de usarem sua mente em prol do bem, usam para o mau, sendo assim, são verdadeiros “diabos” que caminham por aí “espetando” os outros, pois, é isso que os fazem felizes.
No entanto o mau nunca vence o bem, haja vista, que Deus está no controle de tudo e o universo conspira a favor dos justos. Em outras palavras, é a lei da colheita, colhemos aquilo que plantamos, simples assim.
O interessante e que temos obrigação de mencionar é que essas pessoas não querem crescer, elas querem que o outro regrida, e é exatamente por esse motivo que elas não se preocupam com os próprios problemas e sim com os problemas alheios. Geralmente esses ataques ocorrem por conta da inveja que essas pessoas possuem ao notarem que alguém é melhor do que elas em alguma atividade, sendo assim, ao invés de tentarem aprender com essa pessoa, elas simplesmente buscam algum ponto fraco existente para poder atacar e tentar derrubar esse talento.
Sendo assim, cabe a nós não negligenciarmos esse fato e lutarmos contra esse ato pífio e medíocre, que é praticado por esses acéfalos quadrúpedes que nada sabem.
Conclusão
O grande segredo para vencer a timidez é acreditar em si mesmo, pois, a motivação é o melhor caminho para o sucesso. Seguindo o raciocínio vou compartilhar com vocês o texto poético “Borboletas”, de Mario Quintana, que vem de encontro com aquilo que eu externei nesse artigo, segue:
Borboletas – Mário Quintana
Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
Mário Quintana

quarta-feira, 22 de maio de 2013

DEVO COLOCAR NO CURRÍCULO A PRETENSÃO SALARIAL?

Uma pessoa pergunta, no currículo deve ser colocada a pretensão salarial? Não, já que o salário recebido no fim do mês é apenas uma parte do pacote da remuneração. Um profissional pode aceitar uma proposta de emprego para ganhar 10% menos do que ganha se for adicionado a esse salário um ótimo plano de assistência médica e odontológica ou a possibilidade da empresa financiar um curso de longa duração. Mas, a maioria não costuma fazer essas contas e alguns até sai perdendo na troca ou aceitar um emprego que renda mais no fim do mês e menos na soma do pacote de remuneração.
Mas, há casos em que anúncios de emprego exigem que seja colocada a chamada pretensão salarial, sem que a empresa especifique quais são os benefícios que poderiam complementar o salário base. Nesse caso, quem esta empregado ou momentaneamente desempregado, pode colocar uma pretensão salarial 10% por cento do salário que recebe ou equivalente superior ao último que recebia. E quem esta em busca do primeiro emprego, pode fazer uma pesquisa com colegas que estejam empregados em função de início de carreira, perguntando sem receio de  ofender quantos eles ganham.

Assim a pretensão salarial colocada no currículo não será exagerada nem para mais e nem para menos.
Mas, o mais importante é saber é que quando uma empresa solicita que a pretensão salarial seja colocada no currículo, o objetivo é de eliminar os que estão muito acima da faixa salarial da função.
Isso porque as empresas desconfiam com certa razão que um profissional que aceite ganhar 40% menos do que ganhava, irá se for contratado continuar a procurar outro emprego com as condições salariais que tinha anteriormente.

sábado, 18 de maio de 2013

VIVER PARA PAGAR PRESTAÇÕES NÃO É UM BOM NEGÓCIO






Comprar a prazo é trazer o peso dos juros para o presente, enquanto juntar dinheiro aumenta o poder de compra e pode render descontos nos pagamentos à vista.
VIVER PARA PAGAR PRESTAÇÕES NÃO É UM BOM NEGÓCIO.
Quem vive comprando a prazo traz o futuro para o presente. 
Os juros corroem parte do orçamento de quem esta começando a vida.
O correto seria ajuntar dinheiro antes de começar a fazer compras. Pois o poder de comprar deve aumentar muito.
Quem vive comprando a prazo, traz o futuro para o presente e acaba pagando muito caro. Os juros corroem parte importante do orçamento de quem esta começando a vida. 
O mais interessante é fazer o dinheiro trabalhar por gente através de aplicações financeiras e quando completar o capital desejado e com isso negociar um bom desconto na hora de comprar a vista - Quem faz isso pode comprar mais e viver com muito menos preocupações.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

sábado, 13 de abril de 2013

6 COMPORTAMENTOS E CARACTERÍSTICAS QUE OS CHEFES ABOMINAM



Existe uma máxima no mundo corporativo que afirma que os profissionais são contratados pelas suas competências técnicas e demitidos pelas suas competências comportamentais. Ou seja, a maioria dos profissionais é demitida porque não sabe se comportar de maneira adequada.

Para não ser pego de surpresa, o Portal InfoMoneyentrevistou dois especialistas, o Consultor de Carreira da Thomas Case & Associados, Renato Waberski, e o sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, Paulo Naef, que destacaram quais são os comportamentos e características que os líderes e empresas mais abominam nos profissionais. Confira abaixo:

Falta comprometimento

Comprometimento não tem nada a ver com ser o primeiro a chegar e o último a sair. Comprometimento, segundo Naef, é quando o profissional se “envolve com profundidade com seu trabalho, com os objetivos da empresa e com a sua própria carreira. Ele acrescenta que as empresas querem pessoas que “tenham brilho nos olhos” e que se esforcem ao máximo que puder para entregar suas atividades. Para o especialista, quem é comprometido é o primeiro a ser lembrado em caso de promoção.

Falta de bom senso

Não ter bom senso é prejudicial, principalmente, nas relações de trabalho. Geralmente, a pessoa que não tem bom senso causa desarmonia dentro da empresa e mal-estar entre colegas e chefes.

Mudança de humor

Há profissionais que chegam bem dispostos para trabalhar, mas basta receber um e-mail ou telefonema que o mal humor começa a imperar. Já outros são tão mal humorados de manhã que o colega tem até medo de dar “bom dia”, passou a hora do almoço, o bom humor aparece. “Este de tipo de comportamento gera desconforto. Os líderes e os colegas têm dificuldades de lidar com ele”, explica Waberski.

Paranóia

Alguns profissionais têm mania de perseguição que acham que o chefe só quer prejudicá-los ou os colegas sempre estão armando contra. Quem vive desconfiando dos outros perde muito tempo pensando em maneiras de se proteger, o que pode atrapalhar a produtividade.


Manipulador

Este profissional transita muito bem no ambiente corporativo, pois tem boa relação com todos e sabe fazer um “social” como ninguém. “Ele pode ser até visto como competente, mas ele só pensa no seu objetivo. Para alcançá-lo, a pessoa é capaz de manipular os outros em benefício próprio”, acrescenta Waberski.

Insatisfeito

É fácil reconhecer um insatisfeito. Ele reclama de tudo e de todos, gosta de apontar falhas na empresa, no colega e no chefe. Mas, claro que isso não incluiu o seu trabalho, os errados são sempre os outros. Para o consultor da Thomas Case & Associados, o erro principal de pessoas assim é achar que a empresa tem que se adaptar a ele e não ao contrário.

domingo, 7 de abril de 2013

JUROS taxa selic e INFLAÇÃO brincam de subir os preços

A inflação e a taxa selic, andam juntas. Até parece que brincando de gangorra, quando uma sobe a outra se desce, nunca estão em equilíbrio  Enquanto a taxa básica de juros utilizada como referência pela política monetária. A inflação segue o ritmo do aumento dos produtos e serviços, de acordo com o encarecimento dos insumos.

COMO FAZER O CURRÍCULO IDEAL?


Na hora de procurar um emprego, o currículo é, geralmente, a carta de apresentação e a porta de entrada para uma empresa. Esse é o primeiro passo da avaliação dos recrutadores para escolher o candidato que melhor se encaixa no perfil desejado.
Por isso, elaborar um bom currículo não se trata de resumir tudo o que você fez. "Em primeiro lugar, o candidato deve entender que há muitos outros na mesma situação. Portanto, ele deve procurar se diferenciar mesmo sem experiências profissionais formais", afirma Marcelo Abrileri, presidente e headhunter da Curriculum.
Tudo deve estar destacado de forma clara e objetiva ao apresentar as experiências profissionais, acadêmicas e outras consideradas relevantes. "É importante se atentar à apresentação do currículo, evitando erros de português, inserção de dados desnecessários como foto inadequada, números de documentos, adjetivos pessoais e uso de letras ou papéis coloridos", afirma Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online.
Para Daniela, "o profissional deve deixar explícito o que quer e inserir respostas para as três perguntas básicas: Onde você já esteve? O que você já fez pela outra empresa? E o que pode fazer pela empresa em que deseja trabalhar?".
Veja abaixo como montar um currículo e o que nunca você deve colocar em um.

LEMBRE-SE DE COLOCAR


Início – Os dados pessoais devem estar no início. É desnecessário colocar números de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.

Objetivo – Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo, com objetivos distintos.
Qualificações – Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo as cinco principais qualificações adquiridas em suas experiências de trabalho. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.
Experiências Profissionais – Mencione o nome da empresa e o período em que atuou. Coloque também uma pequena descrição de suas atividades no local.
Formação Acadêmica – Ordene de forma decrescente. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou área de interesse.
Idiomas – Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.
Cursos Complementares – Inclua os treinamentos e cursos já realizados se tiverem afinidade com a futura área de atuação.

NUNCA COLOQUE


- Esqueça os e-mails pessoais tipo gatinha@provedor.com.br . Crie um e-mail profissional.

- Nada de cores, desenhos, margens e símbolos. O ideal para destacar as informações é, no mínimo, a utilização de recursos como negrito e sublinhado.
- Deve-se evitar também variar os tipos de fonte.
- Listas extensas também não são bem vindas no currículo, bem como motivos de ter deixado o emprego anterior, referências pessoais, raça, religião e filiação partidária.
- Evite erros de concordância, escrita e acentuação, pois um a cada quatro currículos é descartado por ter erros de português ou de digitação.
- Não minta nas informações inseridas no currículo.

OUTRAS FORMAS DE CURRÍCULO
 

Além do modelo tradicional, é possível disponibilizar o currículo de forma interessante e atrativa em outros formatos, como:
Vídeo currículo – transmite credibilidade e desenvoltura, características que pesam em candidatos a vagas nas áreas de Vendas, Comunicação e Telemarketing.
Hotsite – É possível criar um site e inserir informações profissionais, contato, portfolio e outras que sejam relevantes.
LinkedIn – Através dessa rede social, é possível realizar network, disponibilizar informações profissionais e maximizar as chances de ser encontrado por uma empresa. 

sábado, 6 de abril de 2013

CURRÍCULO VITAE: VEJA OS ERROS QUE AUTOMATICAMENTE DESCARTA QUAISQUER CANDIDATOS


Uma pesquisa feita pela Career Builder revelou o que faria os recrutadores descartarem automaticamente um candidato
Na busca por um emprego, as primeiras informações e impressões sobre você estarão no seu currículo. Por conta disso, não é muito difícil imaginar o estrago que erros cometidos nesse papel podem causar. Uma pesquisa feita pela Career Builder revelou o que faria os recrutadores descartarem automaticamente um candidato.
E a maior parte deles parece não gostar de erros de ortografia e digitação. Dos mais de 2 mil recrutadores entrevistados, 61% afirmaram que descartaria na hora um candidato que apresentasse um currículo com esse tipo de problema. Ainda, 41% dos recrutadores não aceitam candidatos que copiam em seus currículos partes da descrição do emprego para qual está se candidatando.
O que mais desclassifica os candidatos

Mas os problemas não param por ai. Dos entrevistados, 35% descartam currículos com endereços de e-mail “inapropriados”. Por mais que você tenha um mundo de informações sobre você, é importante aprender a selecionar os itens mais importantes para adicionar no currículo. Isso porque, 22% dos entrevistados disseram que currículos com mais de duas páginas simplesmente não são lidos.

Outros erros apontados na pesquisa foram: currículos impressos em papel decorado - o candidato seria descartado automaticamente por 20% dos selecionadores -, currículos que contém fotos, motivo de desclassificação para 13% dos selecionadores. Por fim os currículos que descrevem mais tarefas do que resultados também são motivos para descarte, para 16% dos empregadores.
Os recrutadores também listaram os currículos com as informações mais incomuns que já caíram em suas mãos. Entre elas estão currículos de candidatos que se auto definem como gênios e que convidam os selecionadores a irem até o apartamento deles.
A pesquisa foi realizada pela CareerBuilder com 2.298 recrutadores norte-americanos, entre os meses de maio e junho deste ano.

ÉTICA DA CONVENIÊNCIA ESTÁ EM UM TERRENO PERIGOSO


Ela induz a pensamentos extremamente negativos, com a ausência de princípios mais sólidos. Pensar bem, nos faz bem, então vamos pensar em ética conveniente.  É aquilo que eu faço porque é bom pra mim. Essa ética quando é marcada pela conveniência ela entra num terreno extremamente perigoso que é do relativismo ético.
Em outras palavras, é aquilo que eu estou desejando, aquilo que eu estou precisando, naquilo que é o meu interesse imediato. Justificando eu faço assim porque é o único jeito que eu posso fazer, se não ser desse jeito o que eu posso fazer. Sendo que não é necessariamente assim.
A ética da conveniência aparece na cola dentro da escola, quando a gente cola ou colávamos na escola, justificando o motivo que se eu não colar não irei conseguir obter uma boa nota. Isso é a conveniência.
Ou então aquele que diz: Pra eu fazer essa licitação dentro do governo, eu preciso colocar um preço mais alto para que depois eu possa fazer a redução. Isso é a conveniência.
A ética da conveniência nos induz a um pensamento extremamente negativo, que é a ausência de princípios éticos mais sólidos, que não sejam voláteis, que não sejam volúveis, que não desapareça a primeira vista quando se balança algo que precisaria ser feita da maneira correta, como deveria ser feito. 
A ética da conveniência é bem utilitarista e por isso bem perigosa.
É essa ética da conveniência que mergulhando fundo dentro do ditado popular que diz: A ocasião faz o ladrão. A pessoa que acredita que a ética tem que ser pela minha conveniência e não por aquilo que se entende, nessa hora a ocasião faz o ladrão, porque criada a circunstância aí é perigoso.

ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DE CONFLITOS

Se você não faz parte da solução, então faz parte do problema. 
Mas, aí você vai dizer: Mas, como se eu não faço parte da solução, então eu faço parte do problema? Com certeza  Existe alguma outra alternativa? Não. Pois, eu posso ser útil ou não.
Mas, aí você vai dizer. Mas, eu posso ser neutro então. E realmente você esta certo, você pode ser neutro. Porém, mais tarde, alguém vai tomar a decisão por você.
Mas então, o que é administrar conflitos? Administrar conflitos é chegar num acordo satisfatório, (um consenso) para os envolvidos, em que ambos os lados foram ouvidos e respeitados.
Agora, quais são os motivos que leva a administrar conflitos: 

  1. Mudanças nos processos organizacionais;
  2. Pressões causadas pela globalização;
  3. Competividade e produtividade; 
  4. Novos processos da gestão empresarial;
  5. Maior interação com chefias e colaboradores.
Quando começamos a administrar conflitos? 
Quando nossos interesses (pessoais ou grupais) são ameaças.

No trabalho existem dois tipos básicos de conflitos: Interpessoal e o outro é Organizacional.

A melhor boa saída para ambos os lados chegarem a um acordo - É cada lado abrir mão de uma coisa e  outro lado também abrir mão de alguma coisa. Tentar chegar na colaboração mútua. Algo, que não se faz por decreto, por exemplo: A partir de amanhã todo mundo terá a obrigação de colaborar com todo mundo, deve-se evoluir ao longo de um processo e que envolve também comprometimento. Dessa forma ambos os lados chegam a um acordo equivalente bom para ambas as partes.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

NÃO SE ESQUEÇA DE DESLIGAR O CELULAR

Uma pegadinha em entrevistas muito habitual que é muito importante e que pode acontecer em qualquer entrevista é: esquecer de desligar o celular.
Naquela angustia que antecede a entrevista muita gente esquece de desligar o celular e como manda a famosa lei dos imprevistos, há uma enorme possibilidade do celular tocar durante a entrevista.
Evidentemente a maioria dos candidatos vai desligar sem atender e é nesse momento em que ocorre a pegadinha - O entrevistador na maior calma diz: Tudo bem pode atender, não se preocupe, nós temos bastante tempo. E o candidato na maior inocência atende na quase totalidade dos casos perde a vaga.
A lógica por trás da pegadinha é o foco naquilo que interessa. Se o candidato estivesse aguardando uma ligação muito urgente, ele teria avisado o entrevistador antes da entrevista começar. Se não avisou, então nenhuma ligação era urgente. 
Nesse caso quando o entrevistador sugerir que o candidato  atenda o celular. A resposta deve vir pronta: Obrigado. Mas, nenhuma ligação é mais importante do que essa entrevista. E aí desliga o celular sem nem olhar para ele.
O entrevistador não esta enganando o candidato, esta apenas treinando.  E aí você perguntaria: Isso é Maldade? Não, isso é apenas técnica de entrevista. 
Bom, e se o celular do entrevistador tocar e ele atender?  Isso significa que ele não é um bom entrevistador, além de ser meio mal educado. Mas, a diferença é que ele não esta ali batalhando por uma vaga.

domingo, 31 de março de 2013

OS DOIS FATORES QUE AFETAM A APOSENTADORIA PRIVADA


Renato Follador

A demora em decidir penaliza, e muito, quem pensa em aderir a uma previdência privada. 
Nesta existem dois fatores fundamentais: tempo e dinheiro. Quanto mais se tem um, menos se precisa do outro.



Significa que, para a mesma aposentadoria a partir da mesma idade, quem começa a contribuir antes contribui com menos. Além da contribuição mensal ser menor- porque a pessoa terá mais anos para contribuir-, há, ainda, os juros da rentabilidade mensal, que quem começa mais tarde perde. Por tudo isso a contribuição deste último fica mais salgada.



Exemplo: quem decide fazer um plano aos 25 anos para se aposentar com R$ 3.000,00 aos 65 anos precisa contribuir com R$ 275,00 mensais. Já quem começa a contribuir aos 35 anos para a mesma aposentadoria na mesma idade, vai precisar de R$ 550,00 mensais. O dobro.



Importante: considerei 6% de rentabilidade real anual. Simular com mais que isso é decepção certa.



Uma dica valiosa: não basta fazer o plano e esquecer. Acompanhe a rentabilidade. Se num período de 3 anos ela for sempre menor que a esperada, peça a portabilidade para outro plano. O imposto é zero.



Outra coisa: para conseguir 6% de rentabilidade real a carteira tem que ter fundo de ações. Se você me disser que a Bolsa caiu muito, ela é cíclica, e até por isso é hora de investir.




CUIDADO COM A ROUPA USADA NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Cada empresa tem o seu jeito de se vestir e o candidato deve seguir esse padrão. Por isso, qualquer que seja a idade de um candidato e qualquer que seja o cargo em questão. Uma entrevista de emprego sempre gera tensão. Justamente porque ali naquela meia hora, o futuro será decidido, ou pelo menos um futuro próximo.
Muitas vezes porém, um candidato esta tão preocupado com a entrevista em sim, que pode dar uma derrapada antes mesmo de entrar na sala do entrevistador.
Aqui vai uma lista dessas derrapadas: 
  1. Sair de casa com a roupa errada (toda empresa tem o seu padrão de vestir, e o candidato deve seguir o padrão que a empresa segue. Nem que seja para que no dia anterior a entrevista ficar na rua em frente a empresa observando as pessoas que entram e saem).
  2. Chegar na hora errada. Chegar muito antes da hora marcada, por exemplo: 20 ou 30 minutos. Passa a impressão de desespero para conseguir um emprego. Chegar em cima da hora, passa a impressão de desinteresse ou de falta de planejamento. E chegar atrasado não tem desculpa. O ideal é chegar 15 minutos antes da hora marcada. 
  3. Não ser cordial. A simpatia deve começar na portaria e continuar com qualquer um que cruze o caminho do candidato. Como ele ainda não sabe quem é quem na empresa, alguém que o candidato encontre ocasionalmente no caminho, pode influir na decisão da contratação com um simples comentário. Por isso passar uma primeira imagem de simpatia ajuda muito.
     Além disso o traje correto, a pontualidade  e a simpatia, são três coisas que ajudam o candidato a entrar mais tranquilo e mais seguro na sala do entrevistador. E essa será uma vantagem apreciável porque a maioria dos candidatos  estará muito tensa.      

sábado, 30 de março de 2013

NÃO CONTE O MOTIVO DE SUA DEMISSÃO

Não revele a sua verdade porque foi demitido.Justamente porque é a sua verdade. E por mais verdadeira que ela possa ser ela será sempre interpretada pelo entrevistador como sendo a sua versão dos fatos. 
O que com certeza se o entrevistador resolver consultar alguém de sua ex-empresa essa pessoa contará uma outra história diferente da sua. Mas, como entrevistadores não tem tempo para fazer avariações. Seguem pelo método mais simples que é eliminar o candidato.
De modo geral, entrevistadores não apreciam candidatos que falam mal da empresar anterior. Porque um dias esses mesmo candidatos poderão falar mal da empresa que esta contratando agora.
Entrevistadores apreciam pessoas sinceras, mas contratam pessoas positivas.

OS ENTREVISTADORES PRECISAM SEREM DECIFRADOS

Não existem respostas mais adequadas e sim três tipos diferentes de entrevistadores.
A resposta mais adequada em um caso, pode não ser a mais adequado em outro, justamente porque entrevistadores     são diferentes e podem reagir de maneira diferente a uma resposta.
Por isso a primeira coisa que o candidato deve tentar fazer é decifrar o entrevistador.
Existem três tipos de entrevistadores. O primeiro que aparenta ser contra o candidato. Suas perguntas são agressivas do tipo: Você já teve algum problema de relacionamento. E se o candidato se formou numa faculdade pouco conhecida. O entrevistador diz que nunca ouviu falar dela.
O segundo tipo é o que deixa o candidato a vontade, sorri bastante e durante toda a entrevista passa a informação que o candidato esta praticamente contratado.
E o terceiro tipo é o enigmático, ele faz perguntas curtas. Ouve as respostas sem demonstrar qualquer reação e faz longas pausas durante a entrevista.
No primeiro caso, o candidato sempre sai da entrevista achando que foi mal. 
No segundo, sempre sai achando que foi bem.
E no terceiro sempre sai na dúvida.
Nos três casos porém, há uma coisa em que o candidato deve evitar. Essa coisa é falar demais. 
Quando o entrevistador é agressivo. O candidato se poe na defensiva, explicando mais do que deveria. Quando o entrevistador é amigão, o candidato faz confidências que não deveria fazer. E quando o entrevistador é enigmático  o candidato tenta preencher as pausas da conversa mesmo quando não se tem nada a acrescentar.
Em resumo, o candidato deve ter em mente que o entrevistador é como a esfinge, que dizia: decifra-me ou eu te devoro.

O QUE DEVO FAZER SE NÃO RECEBO UMA RESPOSTA APÓS A ENTREVISTA?

A melhor atitude que um candidato pode tomar no momento em que colocar o pé para fora da sala do entrevistador. É a de esquecer que fez a entrevista. Se ele esta empregado deve se concentrar em seu trabalho. E se esta desempregado deve se concentrar na próxima entrevista. 
Mas, pouca gente faz isso. Parece que o cérebro vira um sms e fica enviando sempre a mesma mensagem a cada  dois minutos:  - E a entrevista? E a entrevista? 
Salvo poucas exceções, as empresas se comportam como um juiz de futebol depois de marcar um pênalti. Em que a decisão já foi tomada e não tem conversa. Mesmo aquelas empresas que se preocupam em dar um retorno bem educado. Não abrem os reais motivos. Pois, seria bom que uma empresa dissesse, por exemplo: O seu problema é que você revelou dados confidências de sua empresa anterior e não queremos correr esse mesmo risco no futuro. O que não acontece nada disso. A explicação é sempre vaga. Isso acontece porque as empresas não tem interesse em desenvolver bons candidatos para outras empresas. Por isso, o melhor a pensar é que o processo acabou, quando a entrevista terminou.

sábado, 23 de março de 2013

PERFECCIONISMO É UM GRANDE DEFEITO

Em uma entrevista, a resposta parece ser uma grande virtude. Na prática, é um profissional que nunca sai satisfeito com o seu trabalho e nem com o trabalho dos outros.
Qual é o seu maior defeito? Uma resposta bastante como nessa hora é: - Eu sou perfeccionista. Justamente porque perfeccionismo é um defeito que parece virtude. Pelo menos é isso o que os candidatos pensam.
Na verdade no mundo corporativo. Perfeccionismo é mesmo um grande defeito. Pois, o perfeccionista tem problemas para se adaptar a uma empresa em que todos dependam de todos para que um trabalho saia bem feito.Para começar para um legitimo perfeccionista nenhum trabalho esta bom. Nem o dele e nem o dos demais colegas. O perfeccionista não consegue delegar tarefas porque não acredita nos outros. O perfeccionista esta sempre precisando provar que é o melhor, mesmo quando tudo isso não é necessário. E o perfeccionista tem uma baixíssima tolerância a criticas e por isso tem dificuldades de relacionamentos.
Mas, o pior mesmo é que o perfeccionista por natureza - é mais preocupado com os detalhes do que com o resultado final e isso acaba atrasando o trabalho de todo mundo.
Um recrutador comentou que a melhor resposta para perfeccionismo que ele escutou foi essa: "Eu não sou perfeccionista". E o recrutador perguntou se o candidato considerava aquilo um defeito. E o candidato respondeu: - Bom, deve ser porque todos que estão ali fora esperando para ser entrevistado, estará falando que é perfeccionista.  
E o candidato conseguiu a vaga, porque invés de repetir o que todo mundo fala. Ele foi capaz de pensar numa resposta inesperada, diferente e criativa.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PIRÂMIDE DE MASLOW


PORCENTAGEM: 100% (DIVIDIDO POR 100)

Porcentagem: :100  (dividido por 100)
PORCENTAGEM É UMA MEDIDA RELATIVA

100%= 100/100= 1

50%= 50/100= 0,5



PORCENTAGEM COM REGRA DE 3

O QUE FAZER PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO

O QUE FAZER PARA GASTAR MENOS?


  1. NÃO COMPRAR;
  2. REDUZIR A QUANTIDADE;
  3. TROCAR A MARCA;
  4. TROCAR O PRODUTO.

IPVA

DESCONTANDO 2,5% DO VALOR DO VEÍCULO

ESCAMBO: PROCESSO DE TROCA



  • Produção;
  • Excedente;
  • Inter-Relação;
  • Relação de Troca;
  • Local de Troca;

PROJETO DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL



PLANILHA DE ORÇAMENTO DOMÉSTICO


sábado, 16 de março de 2013

SER REPROVADO NÃO É O FIM. MAS, UM NOVO COMEÇO.

Uma palavra que já incomodou muito e ainda incomoda muito é SER REPROVADO. Aliás não apenas incomoda, mas também como causa danos enormes ao ego. Porque nessa vida em média, todos nós samos mais REPROVADOS do que APROVADOS.
E cada REPROVAÇÃO faz com que aquela confiança que temos em nós mesmos, se encolha mais um pouco. Ser REPROVADO na escola É UMA VERGONHA. Ser REPROVADO num exame de motorista É UMA HUMILHAÇÃO. E ser REPROVADO numa entrevista de seleção é UMA FRUSTRAÇÃO sem tamanho.
A palavra REPROVAÇÃO não significa eliminação, significa -  Provar novamente.
Uma reprovação não é o fim. É um novo começo em que até aquele momento você não provou que é bom. Mas que pode tentar novamente. Desde que nunca desista de tentar.

COMO SE IMPOR-SE DIANTE DE INSULTOS NO TRABALHO?