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sábado, 8 de maio de 2010

ADMINISTRAÇÃO DE SHOPPING CENTERS

Conhecidos como templos de consumo, simbologia de consumo do mundo moderno, os shopping centers fazem parte do cotidiano de todos que buscam segurança, conveniência, lazer e os mais diversificados produtos.

[Tudo é pensado para que os frequentadores, dos shopping centers encham os olhos e esvaziem os bolsos.]

O sistema de shopping centers teve origem nos Estados Unidos há 60 anos, a partir de uma idéia estratégica de viabilizar um macro ambiente de consumo e que fosse extremamente agradável e ao mesmo tempo confortável, com comodidade, sem os tradicionais problemas verificados nos demais estabelecimentos comerciais.
Almejava-se aproximar o maior número de consumidores, das mais variadas faixas etárias, dos mais variados tipos do comércio, sendo o diferencial que ali os consumidores não teriam os irritantes problemas urbanos, como trânsito, fatores climáticos como chuva, calor, vento e frio, além de problemas com falta de lugar para estacionar. Este modelo foi amplamente seguido no Brasil, procurando suprir seus frequentadores das principais necessidades, em um único ambiente. O fator segurança foi somado à facilidade de se encontrar o que se quer, incluindo aí a diversão e alimentação, levando ao resultado exitoso, fazendo com que este seja uma modalidade de comércio que mais cresce no Brasil.

[Quanto mais um shopping center divulgar o que pode oferecer, mais fregueses conseguirá.]

TIPOS DE SHOPPING CENTERS


A ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers, entidade que representa oficialmente o setor do país, definiu vários shoppings classificando-os da seguinte maneira:

  • VIZINHANÇA: reúne lojas de conveniência e tem como âncora o supermercado variando a sua área entre 3 mil metro quadrados e 15 mil metros quadrados.
  • COMUNITÁRIO: venda de mercadorias em geral, com área entre 10 mil metros quadrados e 35 mil metros quadrados.
  • REGIONAL: mercadorias em geral, dispondo de área de 40 mil metros quadrados e 80 mil metros quadrados, pelo seu porte só é viável nas grandes cidades e para um público consumidor das classes A e B.
  • ESPECIALIZADO: composto por lojas especializadas com áreas que variam entre 8 mil metros quadrados e 25 mil metros quadrados, direcionado para as classes A e B.
  • OUTLET CENTER: constituído por lojas de fábricas e off-price, dispondo de áreas que variam de 5 mil metros quadrados e 40 mil metros quadrados, possuíndo como âncoras grandes lojas de fábricas.
  • POWER CENTER: reúne um conjunto de lojas âncoras normalmente constituída por category, killers, lojas de departamentos ou de descontos ou off-price e com reduzido número de lojas satélites, ocupando áreas entre 8 mil metros quadrados e 25 mil metros quadrados.
  • DISCOUNT CENTER: composto normalmente por lojas que trabalham com grandes volumes de produtos vendidos a preços reduzidos com áreas entre 8 mil e 25 mil metros quadrados.
  • FESTIVAL MALL: comporta somente lojas dedicadas ao lazer, à cultura e restaurantes em áreas de 8 mil a 25 mil metros quadrados e é dirigido às classes A e B nas grandes cidades.


A estrutura básica organizacional mostra que um shopping geralmente é dividida em:

  • Operação e Manutenção
  • Segurança Patrimonial e Segurança Contra Incêndios
  • Administração e Finanças
  • Promoção e Publicidade
  • Serviços Auxiliares
Dependendo do porte do shopping, muitos outros setores são estruturados, para que haja um perfeito atendimento.

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