Conhecidos como templos de consumo, simbologia de consumo do mundo moderno, os shopping centers fazem parte do cotidiano de todos que buscam segurança, conveniência, lazer e os mais diversificados produtos.
[Tudo é pensado para que os frequentadores, dos shopping centers encham os olhos e esvaziem os bolsos.]
O sistema de shopping centers teve origem nos Estados Unidos há 60 anos, a partir de uma idéia estratégica de viabilizar um macro ambiente de consumo e que fosse extremamente agradável e ao mesmo tempo confortável, com comodidade, sem os tradicionais problemas verificados nos demais estabelecimentos comerciais.
Almejava-se aproximar o maior número de consumidores, das mais variadas faixas etárias, dos mais variados tipos do comércio, sendo o diferencial que ali os consumidores não teriam os irritantes problemas urbanos, como trânsito, fatores climáticos como chuva, calor, vento e frio, além de problemas com falta de lugar para estacionar. Este modelo foi amplamente seguido no Brasil, procurando suprir seus frequentadores das principais necessidades, em um único ambiente. O fator segurança foi somado à facilidade de se encontrar o que se quer, incluindo aí a diversão e alimentação, levando ao resultado exitoso, fazendo com que este seja uma modalidade de comércio que mais cresce no Brasil.
Almejava-se aproximar o maior número de consumidores, das mais variadas faixas etárias, dos mais variados tipos do comércio, sendo o diferencial que ali os consumidores não teriam os irritantes problemas urbanos, como trânsito, fatores climáticos como chuva, calor, vento e frio, além de problemas com falta de lugar para estacionar. Este modelo foi amplamente seguido no Brasil, procurando suprir seus frequentadores das principais necessidades, em um único ambiente. O fator segurança foi somado à facilidade de se encontrar o que se quer, incluindo aí a diversão e alimentação, levando ao resultado exitoso, fazendo com que este seja uma modalidade de comércio que mais cresce no Brasil.
[Quanto mais um shopping center divulgar o que pode oferecer, mais fregueses conseguirá.]
TIPOS DE SHOPPING CENTERS
A ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers, entidade que representa oficialmente o setor do país, definiu vários shoppings classificando-os da seguinte maneira:
- VIZINHANÇA: reúne lojas de conveniência e tem como âncora o supermercado variando a sua área entre 3 mil metro quadrados e 15 mil metros quadrados.
- COMUNITÁRIO: venda de mercadorias em geral, com área entre 10 mil metros quadrados e 35 mil metros quadrados.
- REGIONAL: mercadorias em geral, dispondo de área de 40 mil metros quadrados e 80 mil metros quadrados, pelo seu porte só é viável nas grandes cidades e para um público consumidor das classes A e B.
- ESPECIALIZADO: composto por lojas especializadas com áreas que variam entre 8 mil metros quadrados e 25 mil metros quadrados, direcionado para as classes A e B.
- OUTLET CENTER: constituído por lojas de fábricas e off-price, dispondo de áreas que variam de 5 mil metros quadrados e 40 mil metros quadrados, possuíndo como âncoras grandes lojas de fábricas.
- POWER CENTER: reúne um conjunto de lojas âncoras normalmente constituída por category, killers, lojas de departamentos ou de descontos ou off-price e com reduzido número de lojas satélites, ocupando áreas entre 8 mil metros quadrados e 25 mil metros quadrados.
- DISCOUNT CENTER: composto normalmente por lojas que trabalham com grandes volumes de produtos vendidos a preços reduzidos com áreas entre 8 mil e 25 mil metros quadrados.
- FESTIVAL MALL: comporta somente lojas dedicadas ao lazer, à cultura e restaurantes em áreas de 8 mil a 25 mil metros quadrados e é dirigido às classes A e B nas grandes cidades.
A estrutura básica organizacional mostra que um shopping geralmente é dividida em:
- Operação e Manutenção
- Segurança Patrimonial e Segurança Contra Incêndios
- Administração e Finanças
- Promoção e Publicidade
- Serviços Auxiliares
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