POR Gustavo Cerbasi
Certa vez, um jovem recém formado me escreveu comentando uma idéia que ele e um grupo de amigos cultivavam, de que para eles era importante pensar em curtir a vida e a juventude até os trinta anos, para depois pensar em planejar o futuro. Respondi a ele com um questionamento, perguntando se o grupo de amigos fazia academia, alimentava-se de maneira saudável e evitava vícios para cultivar a saúde. A resposta foi afirmativa.O brasileiro se preocupa sim com o futuro, mas não seu futuro financeiro. Nossa vida financeira é um dos pilares da qualidade de vida, que deve merecer tanta atenção quanto o cuidado do corpo, da alimentação, da carreira e da vida social. Tudo que fazemos hoje é uma construção do que seremos amanhã.
Se deixarmos para cuidar de nosso futuro financeiro após os trinta, provavelmente teremos que mudar de planos em função de um caro projeto de sair de casa e se casar. Depois, outro motivo para mudar de planos será a vinda de filhos. Depois, a vontade de educar bem esses filhos, seguida dos incríveis custos de encaminhá-los para a vida, investindo em cursos universitários. Até que os nossos filhos saiam de casa, teremos várias e consistentes desculpas para não conseguir poupar.
Provavelmente, quem deixar seus planos financeiros para mais tarde só vai conseguir colocá-los em prática após os cinqüenta anos, o que exigirá uma enorme economia mensal para tirar o atraso. De tanto curtir a juventude, os jovens podem vir a se transformar em escravos de sua falta de planos, envelhecendo a partir do momento em que não tiverem outra opção a não ser correr atrás do prejuízo para manter em dia uma vida digna.
Se todo jovem começasse a cuidar de seu futuro desde cedo, estaria garantindo uma boa melhoria em seu padrão de vida futuro, pois sua reserva financeira continuaria se multiplicando por muitos anos mesmo que fatos importantes como o casamento ou um filho o impedissem de continuar poupando. Plantar cedo nos permite colher mais frutos, e esse é o motivo de meu incentivo aos jovens.
Com um futuro equacionado e com menos preocupações, é provável que a tranqüilidade decorrente desse fato faça com que a juventude dure mais tempo. Por isso as pessoas vivem mais em países desenvolvidos. Preocupação é um dos motivos de envelhecermos e morrermos antes da hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário