- Faça a seguinte pergunta: É possível resolver as questões por telefone ou por e-mail?
- Caso a reunião seja de fato necessária, defina claramente os seguintes pontos:
- objetivo da reunião;
- participantes necessários;
- data da reunião;
- tempo estimado;
- Na convocação: Certifique-se antes da convocação, de que a agenda dos participantes estará livre na data sugerida;
- Horário: Respeite rigorosamente os horários de início e de término da reunião. Tenha sempre um relógio para se orientar. Programe-se, para que as perguntas não excedam o tempo combinado.
- Clareza: Verifique ao longo da reunião o entendimento dos participantes sobre o assunto que está sendo tratado. Isso reduzirá dúvidas e perguntas desnecessárias.
- Conclusão: Ao final da reunião, revise o que foi discutido, confirmando com os presentes as decisões tomadas. Você pode utilizar o seguinte quadro para organizar as decisões da reunião.
ASSUNTO - DECISÃO - RESPONSÁVEL - PRAZO
APÓS A REUNIÃO
- Redija a memória da reunião em forma de tópicos e objetivos, utilizando o quadro acima para orientá-lo.
- Submeta a memória aos participantes para a aprovação em até dois dias após a reunião. E encaminhe o documento devidamente revisado e solicite apenas a aprovação, de modo a agilizar sua divulgação.
DICAS AOS PARTICIPANTES
- Cumpra o horário. Chegue ao local da reunião alguns minutos antes do horário marcado.
- Evite levar celular. Caso precise dele, deixe-o no modo silencioso. Se precisar atender alguma ligação, saia da sala discretamente. Procure sentar-se próximo à porta, para que sua saída não atrapalhe a reunião.
- Evite comentários paralelos.
- Procure ouvir mais do que falar. Fale somente o necessário, dentro do assunto em pauta e para todos os participantes.
- Deixe o apresentador terminar seu raciocínio antes de fazer perguntas. Muitas vezes, a resposta à sua dúvida pode estar no próximo slide.
- Evite sair da sala durante a reunião. Isso distrai os participantes e causa atrasos.
- Seja delicado com os colegas. Demonstre interesse na reunião. Leve papel e lápis e procure anotar os pontos importantes. Isso evita distrações.
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