O que tem mais peso numa escala hierarquíca de uma empresa? Coordenardor ou Supervisor? E qual a diferença entre Assistente e Auxíliar? Essa é uma questão pertinente. Pode acontecer de dois profissionais ocuparem funções com nomes iguais em duas empresas diferentes. Então um deles descobre que o outro ganha o dobro do que ele esta ganhando, e aí o que ganha menos pode achar que esta sendo explorado. Isso acontece porque no Brasil não existe ainda leis que regule a ordem hierarquíca da funções, cada empresa decide e adota a própria nomenclatura, mesmo nas funções mais altas. Na maioria dos casos, o cargo de Diretor tem mais peso que o cargo de gerente, mas há empresas em que o principal executivo tem o titulo de Gerente Geral e os Diretores se subordinam a ele. No caso de Coordenador e Supervisor, o primeiro pode ser chefe do segundo ou vice e versa. O que importa é o organograma de cada empresa, nele esta definida a ordem da escada hierarquíca. Há empresas em que Auxíliar e Assistente ganham o mesmo salário. E há empresas em que o cargo de Assistente é uma função privilegiada. A mesma coisa acontece com os nomes das diversas aréas das empresas; em uma Setor pode ser mais que Departamento e em outra pode ser o contrário. Essa salada de nomes raramente cria confusão dentro da própria empresa, mas pode ser um pequeno problema na hora de preparar um currículo. Como que um profissional que tem o cargo de Encarregado saberá que em outra empresa a qual pretende enviar o seu currículo: A função de Encarregado é equivalente a sua. E isso se resolve com uma frase, após escrever por exemplo: Encarregado de Relações com os Clientes, basta colocar no currículo, subordinado ao Gerente de Vendas. E se nem mesmo isso clarear a situação é só ser mais especifíco, por exemplo: Encarregado que é subordinado ao Gerente que é suburdinado ao Diretor.
Isso cuidado é importante porque algumas empresas passaram difíceis para enquadrar a primeira vista, como: Gestor ou Especialista. Um Gestor pode equivaler a um Auxíliar em uma empresa e a um Gerente em outra empresa, mais no fim o que importa não é como uma função chama, mas o quanto ela vale em cada empresa.
Isso cuidado é importante porque algumas empresas passaram difíceis para enquadrar a primeira vista, como: Gestor ou Especialista. Um Gestor pode equivaler a um Auxíliar em uma empresa e a um Gerente em outra empresa, mais no fim o que importa não é como uma função chama, mas o quanto ela vale em cada empresa.
No Brasil não existe ainda leis que regule a ordem hierarquíca da funções, cada empresa decide e adota a própria nomenclatura, mesmo nas funções mais altas.
FORA DA EMPRESA, A EMPRESA É SUBORDINADA HÁ:
- mão-de-obra;
- concorrência;
- governo;
- fornecedores;
- sistema financeiro;
- sindicato;
- tecnologia;
- consumidores;
- comunidade.
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