BARRA DE PESQUISA

domingo, 26 de setembro de 2010

NÃO EXISTE EMPREGO PERFEITO, NEM EMPRESAS QUE SÓ TENHAM DEFEITOS

O primeiro emprego sempre deixa saudades, por ser uma experiência nova. Os primeiros chefes pareciam ter uma dimensão humana e profissional, muito maior do que realmente tinham; aos poucos na medida em que o tempo passa e carreira avança, vamos descobrindo que não existe um emprego perfeito e nem uma empresa perfeita, mas também aprendemos que não existe empresas que só tem defeitos e que só contratam pessoas ruins.
"O que nos faz continuar progredindo é a nossa capacidade de adaptação ao momento em que vivemos e não a busca pelo momento que imaginamos ter vivido."

O MELHOR EMPREGO DO MUNDO


A IMPORTÂNCIA DO CURSO SUPERIOR

Pessoas entre 20 e 25 anos dizem que não fizeram curso superior e se sentem meio incomodados com isso, embora estejam trabalhando e não corram riscos imediatos de perder o emprego.
Há riscos em tomar uma decisão absoluta como parâmetro para uma decisão.
Para quem não tem curso superior, caso o emprego atual seja perdido, a possibilidade de encontrar outro emprego igual equivalente, ficará cada vez mais remota, na medida em que o tempo passa e as faculdades despejam mais de meio milhão de jovens por ano no mercado de trabalho.
Qualquer sacrifício é válido para não ficar para trás em termos de exigências curriculares. O diploma do curso superior é como uma guarda-chuva, a melhor hora para nos darmos conta de que vamos precisar de uma é quando o tempo esta bom e firme.

domingo, 19 de setembro de 2010

O QUE AS ESTATÍSTICAS INDICAM SOBRE O BRASIL?

  • As famílias brasileiras encolheram, e sobe a proporção de casais sem filhos.

  • A expectativa de vida em SC e no DF é de 8 anos a mais do que em AL que apresentou o pior desempenho.

  • Aumenta o número de "recasamentos" no país entre 1999 e 2008.

  • O Brasil tem cinco milhões de mulheres a mais do que homens.

  • Cerca de 14% dos idosos tem dificuldade para andar.

  • O RS é o Estado com menor taxa de natalidade, Roraima lidera esse raking.

  • Pretos e Pardos ganham mais, mas a remuneração equivale a apenas 57% da renda dos brancos.

  • Mais de 50% dos óbitos de homens, ocorrem na faixa dos 15 a 29 anos, vitímas de homicídio.

  • O Brasil tem a maior taxa de abandono escolar do Mercosul.

  • Somente metade dos adolescentes entre 15 e 17 anos estão no ensino médio.

  • Mais da metade dos alunos que deveriam estarem no ensino superior, estão atrasados.

  • Programas assistenciais representam 28% da renda dos mais pobres.

  • Desigualdade diminui, mas não favorece os mais pobres.

  • Desigualdade entre a renda das mulheres e dos homens não melhora em 10 anos.

FONTE: Site Uol, IBGE

domingo, 12 de setembro de 2010

UMA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA PODE INTERFERIR NA BUSCA POR UM NOVO EMPREGO?

Que efeito uma ação trabalhista pode ter na busca por um novo emprego? Esse é para pessoas que moveram ações trabalhistas no passado ou que tem processos em andamento e acreditam que estão com dificuldade para conseguir um outro emprego, porque caíram em alguma lista negra. Uma empresa pode descobrir se um candidato esta movendo uma ação trabalhista contra a sua ex-empresa? A resposta é sim, a empresa pode descobrir através da internet, mas desde que a busca seja realizada pelo nome ou pelo número do CNPJ da empresa envolvida no processo. Só pelo nome do candidato ou pelo número do seu CPF não é possível; quem quiser pode fazer o teste entrando no site do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e digitando o número do CNPJ de alguma empresa. Uma página dará o número de todos os processos em andamento, aí digitando o número desses processos, um de cada vez, é possível ver os detalhes, incluindo o nome do reclamante.
Então para verificar se um candidato esta movendo um processo, uma empresa teria que fazer uma busca pelo nome ou CNPJ das empresas das quais o candidato já trabalhou e depois abrir cada um desses processos para ver se em algum deles, aparece o nome do candidato, dá tanto trabalho, que são bem raras as empresas que fazem isso. O próprio site do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, deixa claro que dificultou a busca pelo nome do reclamante para proteger o empregado, que é a parte mais frágil na relação de trabalho.
Barrar um candidato que moveu um processo é considerado um ato discriminatório e totalmente prejudicial a sociedade e esse é o motivo pelo qual os entrevistadores evitam perguntar se um candidato esta movendo algum processo trabalhista e outro ponto importante, é que quando um processo é encerrado, ele sai do site e não pode mais ser acessado. Portanto esse não é um dos principais motivos para não se conseguir emprego.

BOAS EMPRESAS LEVAM MAIS EM CONTA A EXPERIÊNCIA NA ÁREA DO QUE VIVÊNCIA NO EXTERIOR

Em processos de seleção, principalmente para as boas funções nas empresas, a experiência prática pesa bastante na hora da contratação. Já no caso de quem esta trabalhando fora do Brasil e decide procurar uma vaga semelhante por aqui mesmo, aí sim, as chances aumentam bastante, é só enviar um currículo via e-mail para alguma agência de Head Hunter e ele será avaliado com muita atenção. Para quem não tem uma experiência anterior compatível, pode abrir um negócio ou fazer cursos por aqui mesmo e começar tentar seguir pelos estágios para adquirir experiência prática.
Há muitas vagas para empregos no Brasil, mas também há muitos candidatos locais, com escolaridade e experiência adequadas à elas e essa experiência prática pesará mais do que o domínio de um idioma.

domingo, 5 de setembro de 2010

A UTILIZAÇÃO DE DADOS DA SERASA EM SELEÇÃO DE EMPREGO É ILEGAL

A Serasa é uma empresa multinacional privada, cuja função é a de fornecer informações sobre a situação do crédito de pessoas físicas e jurídica, para que as empresas que pagam por essas informações, possam tomar decisões: comerciais e financeiras. Isso é o que esta escrito no site da Serasa. Não há no site, nenhuma referência ao uso de informações em processos de seleção de empregados.
Se uma empresa esta utilizando o cadastro da Serasa para eliminar candidatos a empregos, [isso não é legal]. Uma busca na internet, poderá oferecer informações sobre pareceres judiciais quem veem essa prática como discriminátoria e já existe um caso em que a justiça do Paraná, condenou em primeira instância, uma empresa que fazia uso do cadastro da Serasa em processos de Seleção.
Porém o fato de uma empresa solicitar o número do CPF, não significa necessariamente que ela vá acessar o banco de dados da Serasa. A empresa pode por exemplo usar o CPF para verificar se o candidato a emprego possui antecedentes criminais, o que é aceitável e compreensivo.

LISTA ENUMERA ECONOMICAMENTE O QUE TRAZ FELICIDADE

Vários estudos sobre finanças comportamental, economia comportamental, definem vários pontos para satisfazer as necessidades das pessoas e tornar as pessoas felizes.

A lista faz parte de uma matéria do jornal inglês Financial Times que fez um levantamento dos estudos que estão sendo feitos sobre felicidade. Na tabela, os autores tentam quantificar o valor de cada evento em nossas vidas. A matéria completa está aqui:http://www.ft.com/cms/s/2/9a4d4a64-b0b9-11df-8c04-00144feabdc0.html


Os sete segredos da felicidade:

-dinheiro compra pouca felicidade;

-amigos valem mais do que uma Ferrari nova;

-ganhar na loteria não vai deixá-lo feliz;

-perder io emprego vai deixa-lo infeliz, mas menos se outros também perderem;

-amigos gordos deixam mais feliz do que os magros;

-Divorcio gera felicidade;

-Felicidade é contagiosa.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O CUSTO DO DINHEIRO E CARTÃO DE CRÉDITO

Fevereiro
Março

Abril


...
CARTÃO DE CRÉDITO
Cartão não é:
Renda extra
O melhor financiamento Antidepressivo

Cartão é:
Antecipação de sua renda
Organizador do seu caixa
Espelho do seu orçamento

Na Conferência Internacional de Educação Financeira, organizada pela OCDE e realizada esta semana no Rio, o cartão de crédito foi a estrela. Há muita preocupação sobre este instrumento de crédito e o consenso de que é fundamental que as pessoas sejam treinadas a utilizar seu cartão. Ou seja, transformar o algoz num aliado.O representante do México fez uma apresentação muito boa. No México, a correta utilização do cartão de crédito é uma questão que envolve o próprio governo federal.Aqui link para o filme publicitário que eles fizeram dizendo que cartão de crédito não é um dinheiro extra.http://www.youtube.com/watch?v=2u5ruLj0SEI

Abaixo, estão as regras para a utilização do cartão de crédito elaborado pelo mexicano Condusef (Comissão Nacional para a Proteção e Defesa dos Usuários dos Serviços Financeiros):

Antes de contratar:
Compare entre os diversos cartões. Nem todas oferecem o mesmo. Escolha a que mais se ajusta às suas necessidades e a sua capacidade de pagamento. Procure ter apenas as necessárias.
Informe-se sobre as taxas de juro, tarifas, seguros associados benefícios e responsabilidades.
Antes de assinar o contrato esclareça todas as dúvidas.

Para quem já está com o cartão:
Use dentro do seu orçamento e/ou em caso de emergências. O cartão de crédito pode ser de grande ajuda se for utilizado dentro da sua capacidade de pagamento. Nunca o considere como dinheiro extra para gastar acima da sua renda. Pague pontualmente suas dívidas
Para reduzir sua dívida no cartão:
Pague sempre acima do mínimo
Tente consolidar a dívida numa única linha de crédito. Cancele alguns cartões.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FALANDO SOBRE GRAU DE ENDIVIDAMENTO: INADIPLÊNCIA

Uma pesquisa do IPEA sobre o endividamento das famílias brasileiras, revelou que 54% diz que não estariam endividadas e apenas 11% responderam que estariam muito endividadas. Ter créditos hoje em dia no Brasil é uma coisa muito nova, porque os bancos passaram a emprestar dinheiro agora, porque antigamente o grande negócio era emprestar dinheiro para o governo e comprar títulos do governo. Então é uma novidade para todo mundo, boa e também ruim ao mesmo tempo, bom porque você ainda tem capacidade de alavancagem e ruim porque o custo do dinheiro é muito alto e a gente não sabe tomar crédito ainda da forma correta - Apesar que nos últimos anos o crédito no Brasil aumentou muito.
Porque na grande maioria das vezes a gente só percebe que esta endividado quando a gente precisa de dinheiro, tem muita gente que acha que não esta muito endividada, ela só vai dar conta disso quando ela precisar de créditos, no momento em que ela realmente precisar de dinheiro, quando acontece alguma coisa e que ela vê que precisa de dinheiro porque nem ao menos ela possui reservas de dinheiros particular. E o que pode ser isso? Pode ser uma separação, pode ser perder o emprego, pode ser uma despesa médica.
Temos dados sobre o tamanho da alavancagem e até dados considerados razoaveis de alavancagem, [Alavancagem quer dizer: é quanto você toma de dinheiro dos outros, de dinheiro que não é seu, de recursos de terceiros, que no caso é do banco, do cartão de crédito, do cheque especial], então com isso daí você pode se alavancar uma vez, duas vezes.
Isso acontece porque quando a gente começa tomar financiamentos e passamos a olhar o financiamento dentro de uma carteira total de financiamento; toda vez que você vai contratar um financiamento, boa parte das pessoas olha pela a prestação desse financiamento, a prestação com que elas conseguirão pagar esse financiamento, mais elas esquecem de somar essa prestação com a outra prestação e assim por diante... e aí o que vai acontecer? Ele vai se alavancando e como a oferta de créditos aumenta é natural que também aumente o tamanho da alavancagem e isso se torna um problema no momento em que a pessoa passa por uma situação adversa.
Outro ponto importante frisar é que há várias formas de endividamentos e para cada necessidade vai ser aconselhado uma forma de endividamento. O custo de cada um dos endividamentos implica na resolução de formas de quitar esses endividamentos. Endividamentos no cartão de crédito ou no cheque especial por exemplo, é perigoso, pois é uma coisa que vai te colocar numa situação muito difícil porque a taxa é muito alta, e é uma das taxas mais altas do mercado. Você pega dinheiro no cheque especial e diz que no mês que vem você vai pagar (mês que vem, você zera esse cheque especial), só que chega o mês que vem e você não consegue pagar, aí o que, que acontece? O tamanho de sua alavancagem aumenta, porque o custo é muito alto. Então isso é uma coisa que tem que prestar bastante a atenção, não conseguiu pagar no primeiro mês, já recorre à uma outra forma. Se possível trocar por uma dívida mais barata para poder conseguir pagar.

MARKETING PESSOAL E A PROGRESSÃO DA CARREIRA

A velocidade com que a carreira de uma pessoa irá progredir, dependerá de 3 fatores:
  • o conhecimento técnico;
  • os resultados práticos;
  • e a imagem.

Os dois primeiros fatores são mais fáceis de assimilar porque podem ser transformados em fatos ou em números. Já a imagem é basicamente a meneira como samos percebidos pelas as pessoas que trabalham conosco, é importante ter em mente que a nossa imagem profissional não é a maneira como nós mesmos nos enxergamos. A nossa imagem, seja ela verdadeira ou não é aquela expressa pela opinião que a maioria das pessoas tem a nosso respeito e essa opinião geralmente é traduzida em poucas palavras, as vezes em uma só palavra, se essa palavra ser positiva, ótimo; se ela ser negativa, pode ser o maior empecilho para o desenvolvimento da carreira - alguém que seja visto como antipático, ou falso, ou individualista, ou pouco afeito ao trabalho, terá sérios problemas para conseguir uma promoção, ou mesmo para manter o emprego.

A imagem da pessoa é tudo. Pois a maneira como as pessoa se veem, não é a maneira como eles são vistos. Porém isso não quer dizer, que alguém deva fingir ser, o que não é. Significar demonstrar ser, o que realmente é, mas conseguindo simpátia e respeito pelo que é... A imagem profissional está no modo de alguém se comunicar, na atenção que é dada aos colegas, no relacionamento com a chefia e na maneira eficiente de apregoar os bons resultados conseguidos, sem parecer que esta menosprezando os demais. Os primeiros dois ou três degrau da carreira são conseguidos com conhecimento técnico e resultados, daí em diante os resultados continuam pesando, mas a imagem assume uma importância cada vez maior. Parece até uma arte, e de fato é uma arte. A arte de saber se destacar.