BARRA DE PESQUISA

domingo, 12 de setembro de 2010

UMA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA PODE INTERFERIR NA BUSCA POR UM NOVO EMPREGO?

Que efeito uma ação trabalhista pode ter na busca por um novo emprego? Esse é para pessoas que moveram ações trabalhistas no passado ou que tem processos em andamento e acreditam que estão com dificuldade para conseguir um outro emprego, porque caíram em alguma lista negra. Uma empresa pode descobrir se um candidato esta movendo uma ação trabalhista contra a sua ex-empresa? A resposta é sim, a empresa pode descobrir através da internet, mas desde que a busca seja realizada pelo nome ou pelo número do CNPJ da empresa envolvida no processo. Só pelo nome do candidato ou pelo número do seu CPF não é possível; quem quiser pode fazer o teste entrando no site do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e digitando o número do CNPJ de alguma empresa. Uma página dará o número de todos os processos em andamento, aí digitando o número desses processos, um de cada vez, é possível ver os detalhes, incluindo o nome do reclamante.
Então para verificar se um candidato esta movendo um processo, uma empresa teria que fazer uma busca pelo nome ou CNPJ das empresas das quais o candidato já trabalhou e depois abrir cada um desses processos para ver se em algum deles, aparece o nome do candidato, dá tanto trabalho, que são bem raras as empresas que fazem isso. O próprio site do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, deixa claro que dificultou a busca pelo nome do reclamante para proteger o empregado, que é a parte mais frágil na relação de trabalho.
Barrar um candidato que moveu um processo é considerado um ato discriminatório e totalmente prejudicial a sociedade e esse é o motivo pelo qual os entrevistadores evitam perguntar se um candidato esta movendo algum processo trabalhista e outro ponto importante, é que quando um processo é encerrado, ele sai do site e não pode mais ser acessado. Portanto esse não é um dos principais motivos para não se conseguir emprego.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu acho que quem leva o empregador e mente para sair-se beneficiado deveria ,sim ser barrado, porque tem os empregados sinceros e nao sinceros, conheço uma pessoa que conseguiu um trabalho enganando a empresa ela estava gravida de poucos meses, e com seu choro conseguiu a vaga e no entanto ela queria mesmo era apenas enganar a empresa para ficar na boa. acho que a justiça as vezes não sabe, mas existe funcionario que só vive disso, e nesse caso creio que deveria ter uma lista, para as pessoas que estao usando de má fé. não querem trabalhar e tiram dinheiro de quem conquistou algo com suor