A Serasa é uma empresa multinacional privada, cuja função é a de fornecer informações sobre a situação do crédito de pessoas físicas e jurídica, para que as empresas que pagam por essas informações, possam tomar decisões: comerciais e financeiras. Isso é o que esta escrito no site da Serasa. Não há no site, nenhuma referência ao uso de informações em processos de seleção de empregados.
Se uma empresa esta utilizando o cadastro da Serasa para eliminar candidatos a empregos, [isso não é legal]. Uma busca na internet, poderá oferecer informações sobre pareceres judiciais quem veem essa prática como discriminátoria e já existe um caso em que a justiça do Paraná, condenou em primeira instância, uma empresa que fazia uso do cadastro da Serasa em processos de Seleção.
Porém o fato de uma empresa solicitar o número do CPF, não significa necessariamente que ela vá acessar o banco de dados da Serasa. A empresa pode por exemplo usar o CPF para verificar se o candidato a emprego possui antecedentes criminais, o que é aceitável e compreensivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário