1910 - Pós-Pânico Na Bolsa De 1907
Linha de produção Em meio à recuperação econômica depois do estrago causado pela contração monetária, Henry Ford se inspirou nos sistemas de transporte interno de matadouros e cervejarias para criar as linhas de produção industriais
1920 - Pós-Primeira Guerra
Segmentação de mercado Durante a retomada das atividades industriais dos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial, Alfred Sloan, da General Motors, criou submarcas que passaram a operar como companhias independentes e produzir carros para mercados específicos.
Linha de produção Em meio à recuperação econômica depois do estrago causado pela contração monetária, Henry Ford se inspirou nos sistemas de transporte interno de matadouros e cervejarias para criar as linhas de produção industriais
1920 - Pós-Primeira Guerra
Segmentação de mercado Durante a retomada das atividades industriais dos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial, Alfred Sloan, da General Motors, criou submarcas que passaram a operar como companhias independentes e produzir carros para mercados específicos.
1931 - Grande Depressão
Gerenciamento de marca Durante o pior período da economia americana, provocado pela quebra da bolsa de Nova York em 1929, a Procter&Gamble começou a criar marcas de sabonete para atender a públicos distintos nos Estados Unidos.
1943 - Segunda Guerra Mundial
Grupos com autonomia Na Segunda Guerra, a Lockheed Martin criou uma divisão para construir um avião de combate em 143 dias. Chamada Skunk Works (trabalho de gambá, em tradução livre), usava pequenos grupos de funcionários com grande autonomia de decisão.
1950 - Pós-Segunda Guerra
Produção enxuta No Japão arrasado pela guerra, a Toyota criou um novo sistema de produção para aumentar a produtividade sem reduzir pessoal. Marcado pela melhoria de qualidade, redução de tempo e corte de custos, é ainda hoje copiado em todo o mundo.
Visão 360 graus Na crise econômica provocada pela disparada do preço dos combustíveis, a DuPont — altamente dependente do petróleo — adotou uma ferramenta de gestão que busca ideias em todas as partes envolvidas no processo de produção, do operário ao cliente.
1990 - Recessão Americana
Reengenharia A recessão do começo dos anos 90 levou à criação de novos modelos de gestão, como Seis Sigma (inventado pela Motorola), terceirização (feito pela IBM para a Kodak) e reengenharia (mudança nos processos, que levou a cortes de postos de trabalho).
2000 - Estouro Da Bolha Da Internet
Inovação aberta Com o estouro da bolha da internet, centenas de empresas quebraram e os investidores perderam bilhões de dólares. Sem recursos, as empresas passaram a comprar invenções e a desenvolver soluções inovadoras em colaboração com consumidores e fornecedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário