BARRA DE PESQUISA

domingo, 14 de fevereiro de 2010

DARIA PRA FAZER UMA REFORMA NO CAPITALISMO?

O aclamado recém conhecido Muhammad Yunus comprovou que pessoas extremamente pobres não só eram dignas de créditos como também pagavam suas dívidas em dia. Com isso centenas de empresas ao redor do mundo resolveram comprar essa idéia. Pensando na possibilidade dela "Valer a Pena".

A NATUREZA HUMANA

As pessoas são, ao mesmo tempo, egoístas e generosas. A economia, o capitalismo pegou o nosso lado egoísta e egocentrico de ser e crioi um sistema, dizendo que isso é o que somos. Porém para Muhammad Yunus, não. Existe uma outra parte do ser humano que foi excluída. Por isso, ele proponhe dois tipos de negócios:
1) um para ganhar dinheiro;
2) outro para mudar o mundo.
Assim poderemos escolher onde queremos colocar nossos esforços.

SISTEMA CAPITALISTA

Seja ele Bom ou mal, esse é o único sistema que funciona nos dias de hoje. Até que alguém descubra um outro, temos de nos esforçar para solucionar os problemas que existe. Com a crise atual, nos deparamos com uma grande falha e temos de resovê-las para que não aconteça de novo. Mas há muitas outras ainda para ter uma diretriz e chegar-se num consenso. Pois o capitalismo é baseado numa visão muito estreita do ser humano - a de de que nós somos máquinas de fazer dinheiro. Mas somos muito mais do que isso, e é essa a noção que falta.

Muhammad Yunus, apelidado de "banqueiro dos pobres", O Profeta Capitalista, criou sua teoria do Sistema de Microcrédito Bancário, teoria ortodoxa de conceder créditos à clientes de baixa renda.

"O capitalismo tende a considerar os seres humanos, como máquinas de fazer dinheiro, em o que vale é esse jogo do ganha mais, quem pode mais."



Nenhum comentário: