BARRA DE PESQUISA

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DIAGNÓSTICO MOSTRA REDUÇÃO DO USO DE CHEQUES E AUMENTO DE PAGAMENTOS PELA INTERNET

Esses dados fazem parte do Adendo estatístico - 2009, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 5/7, contendo a atualização das estatísticas apresentadas no Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil

Os brasileiros estão deixando de utilizar o cheque como meio de pagamento e optando cada vez mais pelos meios eletrônicos. Em 2009, a Internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado, por onde foram iniciadas 31% das transações bancárias, ultrapassando os terminais de auto-atendimento (ATM). Já em relação aos cheques, continua a tendência de redução da sua utilização, principalmente daqueles de menor valor unitário, que têm sido substituídos pelos cartões de pagamento. Em 2009, em comparação com 2008, a quantidade de cheques emitidos apresentou redução de 8,2%, o que fez com que a participação desse instrumento na quantidade total dos pagamentos de varejo sem o uso do dinheiro fosse reduzida para 9,8%, ante 13,9% em 2008. Houve também uma desaceleração no crescimento da quantidade de cartões de crédito e de débito em circulação, mas ainda há espaço para aumento no uso desse instrumento de pagamento.
Esses dados fazem parte do Adendo estatístico - 2009, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 5/7, contendo a atualização das estatísticas apresentadas no "Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil". As principais fontes de informação para a composição do diagnóstico são o próprio BC, bancos, câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação, proprietários de bandeiras, emissores e credenciadores de cartões de pagamento, Bank for International Settlements (BIS) e Banco Central Europeu (BCE).

Nenhum comentário: