BARRA DE PESQUISA

quarta-feira, 9 de junho de 2010

AS CONTRATAÇÕES ATRAVÉS DE INDICAÇÕES

Mais de 50% das contratações em empresas privadas são realizadas através de indicações. A história da tradição das indicações em território brasileiro, começa em 1º de Maio de 1500, quando o escrivão Pero Vaz de Caminha, escreveu a cerebre carta ao rei Dom Manuel de Portugal, relatando a localização da nova terra, que futuramente iria se chamar Brasil, ao finalizar o seu relato, Caminha solicita ao rei a transferência do genro Jorge Osório da Ilha de São Tomé para Lisboa - Jorge Osório era um bandido que havia sido exilado na Ilha de São Tomé após um assalto e Caminha teve a cara de pau de pedir um favor desses ao venturoso rei, por um simples motivo. Ele tinha acesso direto à quem podia decidir. Mais de 5 séculos se passaram e favores nunca deixaram de serem prestados a quem pudesse presta-los, tanto favores pessoais, quanto favores profissionais.
E numa situação como a atual em que há mais cândidatos bons, do que bons empregos, sempre haverá alguém que peça uma indicação e sempre haverá quem atenda o pedido. E nem é preciso conhecer o rei, basta conhecer alguém bem relacionado dentro da empresa; vale também dizer que quem indica esta avalizando profissionalmente o indicado, o que para uma empresa já é motivo suficiente para atender ao pedido.
Sobre as agências de recrutamento e seleção, elas entram no processo quando não existem uma recomendação firme e consistente. É assim que as coisas funcionam pela lógica da história desde dos tempos de Pero Vaz de Caminha.




Nenhum comentário: