BARRA DE PESQUISA

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

INFLEXIBILIDADE SEM CAUSA CRIA RÓTULO INDESEJÁVEL, MAIS PODE SER CORRIGIDA


A primeira característica da pessoa inflexível é a de negar que ele seja inflexível, pois todo inflexível se considera autêntico e seguro de suas opiniões; mas um bom avaliador consegue perceber isso que a pessoa tem traços inflexíveis por causa de repetitivas demonstrações de inflexibilidade. (Não precisa mudar radicalmente de atitude, a tática é começar concordando para depois discordar, por exemplo, se um participando estiver comentando sobre algo e você tiver uma opinião oposta, ele deve dizer algo assim: o ponto do colega é válido, mais eu gostaria de abordar essa questão por outro ângulo; e aí emitir seu parecer, sem criar um confronto).
Inflexibilidade é a característica da pessoa que não houve o que os outros dizem, porque esta convencido de que a sua opinião é definitiva e suficiente, porém ao demonstrar que ouviu o que o outro falou e deu a ele um mínimo de crédito, a inflexibilidade se diluí. Outro ponto importante é não interromper quem estiver falando, a pessoa inflexível é sempre impaciente e já mostra isso nos gestos, antes mesmo de cortar o colega que esta falando.
Não se deve confundir inflexibilidade com "concordância geral e restrita", chefes tendem a serem inflexíveis quando a situação exige uma posição mais dura e as empresas apreciam isso.
Mas, o verdadeiro inflexível se revela quando não precisa discordar e discorda, quando poderia ouvir e não ouve, quando não precisaria interromper e interrompe. Essa são características da inflexibilidade sem causa que de fato criam rótulos indesejaveis, mais que podem serem facilmente corrigidas.

Nenhum comentário: