BARRA DE PESQUISA

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ECONOMIA DA CHINA SUPERA A DO JAPÃO, MAS RENDA PER CAPITA NÃO ACOMPANHA

O Produto Interna Bruto da China, o Valor Agregado chinês, soma de tudo o que se produziu durante o ano de 2010, resultados mostraram que superou o Japão esse ano. Alcançou 5,9 trilhões de dólares contra 5,6 trilhões de dólares do Japão, de maneira então que a China passa a ser a segunda maior economia do mundo. Então em primeiro esta ainda os Estados Unidos que é um PIB, aí em torno de 14,6 trilhões de dólares, (quer dizer quase 3x mais maior do que a China), depois vem a China em segundo lugar, depois o Japão e depois a Alemanhã. Sendo que o Japão ultrapassou a Alemanha à uns 10 anos atrás mais ou menos.
Muitos céticos já previam que ia acontecer isso pelo fato da China estar crescendo à 10% ao ano, desde do ínicio da década de 80, quando Deng Xiaoping assumiu o poder em 1978, derrotando os Mauístas da Revolução Cultural e tomou o poder absoluto, afastou todos os Mauístas e íniciou a revolução ecônomica mais sensacional dos últimos anos. Em 30 anos seguidos a China cresce 10% ao ano; integrou-se a economia mundial, é hoje uma economia capitalista, sendo a maior parte empresas particulares, sendo que tanto extrangeiros como nacionais podem serem donos de empresas, mas tem um forte controle estatal e também tem um forte controle estatal sob o controle da economia.
Portanto a China hoje é a segunda maior economia do planeta, porém com um adendo, é a segunda economia, mais não é a economia mais rica - Porque aí você tem que dividir a produção (o valor da produção a riqueza) pelo número de pessoas e aí a China tem cerca de 1 Bilhão e 350 mil chineses e 200 e pouco milhões de japoneses, o que faz do Japão um país rico. E a China com uma renda per capita aí de US$ 9.000,00 o que é um país de renda média ( o que de certa forma tem crescido essa renda). A China exportou muito, o que faz ela ser atualmente a segunda maior economia do mundo.

Nenhum comentário: