Em 1916, surgiu na França através do Engenheiro Henry Fayol, a chamada Teoria Clássica da Administração, também denominada Escola e Fisiologistas da Administração. A Teoria Clássica, assim como a Administração Científica, buscava a eficiência da Organização. Porém contribuiu para a ampliação do campo de estudo da Administração, tendo como ênfase a estrutura, a visão no todo organizacional, atenção para a complexidade do trabalho do gestor. Fayol contribuiu para a teoria das organizações como:
AS SEIS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA:
1) Funções Técnicas (produção, fabricação ou transformação);
2) Funções Comerciais (compra, venda e permutação);
3) Funções Financeiras (procura e gerencia de capitais);
4) Funções de Segurança (proteção, e preservação dos bens e das pessoas);
5) Funções Contabéis (inventários, balanços, custos e estatísticas); e
6) Funções Administrativas (previsão, organização, comando, coordenação e controle).
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
1) Planejar: visualizar o futuro e traçar o programa de ação médio e longo prazos (previsão);
2) Organizar: estabelecer uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4) Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos atos e esforços coletivos.
5) Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
1) Divisão de Trabalho: os princípios de especialização do trabalho, de forma a concentrar atividades para maior eficiência.
2) Autoridade e Responsabilidade: é o direito de dar ordens e o poder obedecer.
3) Disciplina: é absolutamente essencial para o processo da empresa.
4) Unidade de Comando: o empregado deve receber ordem de um único supervisor.
5) Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para um grupo de atividades, tendo os mesmos objetivos.
6) Subordinação: o interesse de um empregado não deve prevalecer sobre o da organização.
7) Remuneração: deveria ser justa e na medida do possível, satisfatória ao indivíduo e a empresa.
8) Centralização: é essencial e uma consequência natural do processo produtivo.
9) Rede Escalar: é uma cadéia de superiores indo da mais alta autoridade até o mais baixo degrau (ORGANOGRAMA).
10) Ordem: a organização deve ter um lugar para cada indivíduo.
11) Equidade: é o senso de justiça que deve prevalecer na organização.
12) Estabilidade: é necessário tempo para o empregado se adaptar ao seu trabalho e executar com eficiência.
13) Iniciativa: em todos os níveis da organização, entusiasmo e energia são partes da iniciativa.
14) Espírito Corporativo: enfatiza a necessidade de trabalho em grupo e a manutenção de relacionamento interpessoal.
DEVERES DO GERENTE
1) Assegurar a preparação dos planos de sua execução;
2) Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
3) Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.
4) Harmonizar atividades e coordenar esforços.
5) Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.
6) Organizar a seleção eficiente do pessoal.
7) Definir claramente as obrigações.
8) Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade.
9) Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados.
10) Usar sanções contra faltas e erros;
11) Manter a disciplina;
12) Manter a unidade de comando;
13) Subordinar os interesses indivíduais ao interesse geral.
14) Supervisionar a ordem material e humana.
15) Ter tudo sob controle.
16) Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.
AS SEIS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA:
1) Funções Técnicas (produção, fabricação ou transformação);
2) Funções Comerciais (compra, venda e permutação);
3) Funções Financeiras (procura e gerencia de capitais);
4) Funções de Segurança (proteção, e preservação dos bens e das pessoas);
5) Funções Contabéis (inventários, balanços, custos e estatísticas); e
6) Funções Administrativas (previsão, organização, comando, coordenação e controle).
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
1) Planejar: visualizar o futuro e traçar o programa de ação médio e longo prazos (previsão);
2) Organizar: estabelecer uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4) Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos atos e esforços coletivos.
5) Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
1) Divisão de Trabalho: os princípios de especialização do trabalho, de forma a concentrar atividades para maior eficiência.
2) Autoridade e Responsabilidade: é o direito de dar ordens e o poder obedecer.
3) Disciplina: é absolutamente essencial para o processo da empresa.
4) Unidade de Comando: o empregado deve receber ordem de um único supervisor.
5) Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para um grupo de atividades, tendo os mesmos objetivos.
6) Subordinação: o interesse de um empregado não deve prevalecer sobre o da organização.
7) Remuneração: deveria ser justa e na medida do possível, satisfatória ao indivíduo e a empresa.
8) Centralização: é essencial e uma consequência natural do processo produtivo.
9) Rede Escalar: é uma cadéia de superiores indo da mais alta autoridade até o mais baixo degrau (ORGANOGRAMA).
10) Ordem: a organização deve ter um lugar para cada indivíduo.
11) Equidade: é o senso de justiça que deve prevalecer na organização.
12) Estabilidade: é necessário tempo para o empregado se adaptar ao seu trabalho e executar com eficiência.
13) Iniciativa: em todos os níveis da organização, entusiasmo e energia são partes da iniciativa.
14) Espírito Corporativo: enfatiza a necessidade de trabalho em grupo e a manutenção de relacionamento interpessoal.
DEVERES DO GERENTE
1) Assegurar a preparação dos planos de sua execução;
2) Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
3) Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.
4) Harmonizar atividades e coordenar esforços.
5) Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.
6) Organizar a seleção eficiente do pessoal.
7) Definir claramente as obrigações.
8) Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade.
9) Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados.
10) Usar sanções contra faltas e erros;
11) Manter a disciplina;
12) Manter a unidade de comando;
13) Subordinar os interesses indivíduais ao interesse geral.
14) Supervisionar a ordem material e humana.
15) Ter tudo sob controle.
16) Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.
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