BARRA DE PESQUISA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O QUE É BÁSICO PARA VOCÊ?

Ao contrário do que muitos pensam, o segredo para uma vida mais rica não está em economizar muito, mas sim em gastar bem seu dinheiro. Não se deve deixar de lado a fórmula básica para enriquecer: gastar menos do que você ganha e investir bem a diferença. Porém, se ao gastar menos você passa a ter uma vida medíocre, de nada valerá o esforço em acumular patrimônio.
É o equilíbrio entre o que você tem hoje e o que terá no futuro que mostra o quão rico você é. Por isso, uma vida rica envolve gastar o máximo que você pode hoje, sem comprometer essa capacidade de consumo no futuro.
Parece simples, mas envolve comprar mais gastando menos, negociar bem e pagar menos juros hoje, sem esquecer de poupar recursos suficientes para uma aposentadoria próspera no futuro.
Você deve estar pensando “OK, falar é fácil. Difícil é viver com o pouco que ganho!”.
Será mesmo? Muitos entram no vermelho porque não têm verba para comprar coisas de que precisam, e quando as compram o dinheiro evapora. Lembre-se, porém, que tudo aquilo que você gasta depende de suas escolhas. Se gasta muito com a casa, é porque optou por uma maior do que poderia pagar. Se gasta muito com automóvel, é porque errou ao escolher uma moradia longe do trabalho (e não um trabalho longe de casa, pois não está fácil ter um bom emprego).
Moradia, saúde, transporte e alimentação são coisas básicas. Mas lazer, prazer e qualidade de vida também são. É seu dever garantir verbas para o que lhe traz mais felicidade, mesmo que isso signifique ter uma casa e um carro menores e roupas mais simples.
Lazer é mais do que básico em seu orçamento, principalmente se você paga o elevadíssimo preço de viver em uma grande cidade. Mude hábitos, para que coisas boas não faltem. Sua felicidade é uma forma de medir sua riqueza.

FONTE: Gustavo Cerbasi

Nenhum comentário: